Embaúba-branca

Aprenda a reconhecer a Embaúba. Muito confundida com o mamoeiro, ela é uma árvore pioneira, serve de casa para as formigas astecas, agrada bastante aos bichos-preguiça e está presente nos relatos dos viajantes que passaram pela Estrada Real no início do século XIX.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Embaúba-branca

embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, umbaúba-do-brejo, ambaíba, árvore-da-preguiça

Nome científico
Cecropia pachystachya Trécul

Família
Urticaceae

Características morfológicas:

Árvore de 4 a 7 m de altura, de galhos bem distribuídos e copa em forma de taça. Há Embaúbas masculina e feminina.

tronco de casca cinzenta  com manchas brancas, de 15-25 cm de diâmetro, ramificado apenas na região superior. Tronco oco, e dividido em nós, abriga formigas em seu interior.

folhas parecem mãos espalmadas, com 7 a 10 “dedos”, sustentadas por uma haste felpuda de 10 a 55 cm de comprimento. A superfície superior das folhas é áspera, enquanto que a inferior é coberta por uma densa camada de pelos esbranquiçados

flores femininas ou masculinas, não possuem pétalas e são compostas: em cada espiga aglomeram-se inúmeras flores unissexuais, minúsculas. A inflorescência é ramificada, saindo de cada ramo no mínimo dois pares de espigas, e ocorre sob a junção da folha com o caule.

fruto desenvolve-se em infrutescências compostas, a partir das espigas femininas. Em cada eixo cilíndrico, carnudo e doce, encontram-se numerosas sementes embutidas.

semente ovais, de cor castanho-amarelada, e miúda, com 2 mm de comprimento.

floração ocorre de setembro a outubro e a maturação dos frutos, nos meses de maio a junho.

uso/árvore apresenta qualidades ornamentais em sua forma.

uso/madeira leve, macia ao corte, superfície lisa. Utilizada na confecção de brinquedos, caixotaria leve, saltos para calçados, lápis, compensados e polpa celulósica.

uso/outras utilidades Suas folhas e frutos são usados no tratamento da diabetes, sendo úteis também contra a tosse e bronquite. O suco obtido da raiz é um poderoso diurético. O bicho-preguiça, habitante dos galhos da Embaúba, alimenta-se dos frutos e também das folhagens novas dessa árvore. Pela rapidez de crescimento e pelo sucesso de seus frutos entre a fauna, é indispensável nos reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas.

obtenção de sementes Colher os frutos diariamente da árvore quando estiverem maduros, o que é facilmente notado pela presença de frutos bicados. Em seguida deixá-los em repouso por alguns dias. Macerá-los em água e filtrá-los, separando semente e fruto. Secar as sementes ao sol.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros a pleno sol contendo substrato argiloso. A emergência ocorre em 25-40 dias e a germinação é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 3-5cm. Estas podem ser plantadas em local definitivo em menos de 3 meses.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.81. | “Embaúba” in “Árvores Medicinais”. “Trilhas do Parque da ESALQ”, projeto ESALQ-USP. | BRAGA, Rômulo Cavalcanti. “EMBAÚBA (Cecropia Pachystachya)” in “Grupo Bromélias e Plantas Exóticas”, CasaPro | Sposito, Tereza Cristina Souza. “Tamanho, forma, alometria e crescimento em algumas especies de cecropia (Cecropiaceae) do Brasil”. 1999: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Tese de Doutorado. | Romaniuc Neto, S., Gaglioti, A.L. 2010. Urticaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Embaúba-branca

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual