Embaúba-prata

Aprenda a reconhecer a Embaúba. Muito confundida com o mamoeiro, ela é uma árvore pioneira, serve de casa para as formigas astecas, agrada bastante aos bichos-preguiça e está presente nos relatos dos viajantes que passaram pela Estrada Real no início do século XIX.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Embaúba-prata

embaúva-prateada, embaúva-prata, embaúba-branca, embáuva-branca

Nome científico
Cecropia hololeuca Miq.

Família
Urticaceae

Características morfológicas:

Árvore de 6-12 m de altura, de copa irregular.

tronco oco, de 20-30 cm de diâmetro, dividido em compartimentos visíveis, como no bambu, mas, diferentemente de outras espécies de Embaúba, a Prata não abriga formigas em seu interior.

folhas de 50-60 cm de diâmetro, de coloração verde na face superior e acinzentada na inferior, com ambas as faces cobertas por uma densa camada de pêlos esbranquiçados, sustentadas por longas hastes cilíndricas, de cerca de 50 cm e cobertas por penugem, parecidas com mãos espalmadas, dotadas de recortes de 6 a 10 “dedos”, de 16-43 cm de comprimento cada e separados por espaços de 2-3 cm.

flores de 5 mm de diâmetro, amarelas, densamente agrupadas em numerosas espigas, de até 30 cm de comprimento, dispostas sobre uma haste de sustentação que surge nos ramos sob as folhas e envolta por uma folha protetora diferenciada.

fruto seco, marrom, de 1 mm de comprimento, agrupado em espigas e dotado de 1 semente.

semente micra, de 0,4 mm de comprimento e marrom.

floração ocorre em mais de uma época por ano, com maior intensidade nos meses outubro-janeiro. Os frutos amadurecem entre julho e novembro.

uso/árvore de utilidade paisagística, em virtude de sua folhagem prateada que sobressai no meio do verde.

uso/madeira leve, macia, de baixa resistência mecânica e baixa durabilidade. Pode ser utilizada na confecção de objetos leves, como fósforo, brinquedos, caixotaria leve, saltos para calçados, lápis etc.

uso/outras utilidades Seus frutos são muito apreciados pela fauna, a folha, em especial, agrada o bicho preguiça. Na medicina popular, as folhas, flores, brotos, casca do caule e sumo das raízes são manipulados de diferentes maneiras para tratar afecções respiratória, cardiopulmonar e cardiorrenal, amenorreia, anúria, bronquite, coqueluche, diabete, diarreia, dismenorreia, dispneias, erisipela, feridas, homoptise rebelde, taquicardia, tosses e tuberculose.

obtenção de sementes Colher os frutos diariamente da árvore quando estiverem maduros, o que é facilmente notado pela presença de frutos bicados. Em seguida deixá-los amontoados e em repouso por alguns dias. Macerá-los em água e filtrá-los, separando semente e fruto. Secar as sementes ao sol.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semissombreados, contendo substrato argiloso e cobri-los com estopa. A emergência ocorre em 20-30 dias e a germinação é baixa. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo, é rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.80. | in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF. | “EMBAUBA” – PLANTAMED. | Sposito, Tereza Cristina Souza. “Tamanho, forma, alometria e crescimento em algumas especies de cecropia (Cecropiaceae) do Brasil”. 1999: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Tese de Doutorado. | Romaniuc Neto, S., Gaglioti, A.L. 2010. Urticaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Embaúba-prata

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual