Jatobá

Neste programa, Regina Casé apresenta o bonito e frondoso pé de Jatobá. E Nelson, ou Remendão para os mais íntimos, nos conta os usos medicinais da planta e as diferenças entre o Jatobá do Campo e o Jatobá da beira do rio.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Jatobá

jataí, jataí-amarelo, jataí-peba, jataí-vermelho, jitaí, farinheira, jataíba, burandã, imbiúva, jatobá-miúdo, jatobá-da-catinga

Nome científico
Hymenaea courbaril L.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 15 e 20 metros de altura.

tronco pode passar de 1 metro de diâmetro.

folhas cor verde-escura e brilhantes, de até 5 cm de largura por 12 cm de comprimento, que surgem alternadamente e pareadas em cada ramo, parecendo um par de pulmões.

flores brancas, com até 5 cm de diâmetro, surgem de pontos diversos da haste terminal e se elevam todas ao mesmo nível. Em média, nascem 14 flores de cada inflorescência. Os botões são recobertos por pelos bem curtos com textura de veludo, cor de ferrugem.

fruto apresenta-se como vagem, seca e marrom, de aproximadamente 15 cm de comprimento, e com 2 sementes por fruto. Internamente o fruto é revestido por polpa carnosa, amarelada, farinácea, com odor adocicado característico e comestível.

semente de cor vinho, e de aproximadamente 2 cm.

floração de outubro a dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de julho.

uso/árvore considerada um patrimônio sagrado no Brasil e de fácil multiplicação, não pode faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos e na arborização de parques e grandes jardins.

uso/madeira pesada, muito dura ao corte, difícil de aplainar, lixar ou furar, responde bem à colagem e à aplicação de verniz. Além disso, enverga com vapor e é boa de se tornear. A coloração do cerne é castanho-escura e avermelha mais e mais com o tempo, distinto do alburno branco-amarelado. Cerne muito resistente a fungos e cupins. Madeira utilizada na construção civil e também como material de assoalho, instrumentos musicais, portas, peças torneadas etc.

uso/outras utilidades A propriedade medicinal da folha auxilia o fortalecimento das vias respiratórias e o aparelho cardiovascular. O fruto, comestível, apresenta grande concentração de ferro, servindo para o tratamento de anemias crônicas. Também contém propriedades tranquilizantes. Doces feitos com a farinha de Jatobá eram muito comuns até o século XIX. Com a casca da árvore, fazia-se um chá, também chamado de vinho do jatobá, um poderoso estimulante e fortificante. Hoje, o vinho do jatobá é produzido a partir de um extrato da árvore, já não é preciso retirar a casca.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore ou do chão. Após a secagem dos frutos, parti-los e extrair as sementes. Remover a cobertura farinácea de sobre as sementes.

produção de mudas semear as sementes em canteiros e esperar 12-18 dias para germinação. O desenvolvimento das mudas é rápido, em menos de 6 meses podem ser levadas ao local definitivo de plantio. As plantas, porém, crescem em ritmo moderado.

referêcia bibliográfica de Melo, Maria da Glória Gonçalves; Mendes, Ângela Maria da Silva. “Informativo Técnico Redes Sementes da Amazônia”, nº 9, 2005. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.156. | “Jatobá”. PLANTAMED.| “JATOBÁ (Hymenaea courbaril)” in “Árvores Nativas”. ONG Viva Terra -SOCIEDADE DE DEFESA, PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Jatobá

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual