Araucária

Veja, neste episódio, como a Araucária, espécie jurássica da pouco conhecida floresta de altitude brasileira, foi salva pelo seu pinhão e compreenda o seu valor para o desenvolvimento do sul do país.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Araucária

pinheiro-do-paraná, curi, curiúva, paraná-pine, pinheiro, pinho, cori, pinho-brasileiro, pinheiro-brasileiro, pinheiro-são-josé, pinheiro-macaco, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões

Nome científico
Araucaria angustifolia (Bertol) Kuntze

Família
Araucariaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 20 e 50 metros de altura, possui, bem no alto, copa voltada para o céu. Há Araucárias femininas e Araucárias masculinas.

tronco reto e cilíndrico, de 90-180 cm de diâmetro. A casca é grossa (com até 10 cm de espessura), de cor marrom-arroxeada, áspera e rugosa.

folhas pontiagudas, em forma de agulha, não trazem pelos em nenhuma das faces, apresentam consistência de couro e variam entre 3 e 6 cm de comprimento, podendo chegar a 1 cm de largura.

flores duras e secas, dispostas em torno de um eixo central. Araucárias femininas dispõem de flores popularmente conhecidas como as pinhas. Já as masculinas, apresentam flores cilíndricas, alongadas e de textura escamosa, medindo entre 10 e 22 cm de comprimento.

fruto ficam agrupados na pinha que, quando madura, chega a pesar até 5kg. Cada quilograma contém cerca de 150 sementes.

semente são os famosos pinhões, ricos em reservas energéticas e em aminoácidos.

floração As Araucárias femininas florescem durante o ano todo, enquanto as masculinhas, predominantes nas áreas de ocorrência, florescem entre os meses agosto e janeiro. A maturação dos frutos ocorre em abril-maio, 20 meses após a polinização.

uso/árvore ornamental, indicada para uso paisagístico.

uso/madeira leve, macia e durável, se conservada. Muito procurada por serrarias e indústrias, pelo seu uso na confecção de forros, molduras, ripas, pasta celulósica, cabos de vassoura, caixotaria, brinquedos, palitos de fósforo, lápis, carretéis etc.

uso/outras utilidades a semente, ou pinhão é comestível e muito procurada por diversas espécies de animais durante o inverno. O nó da madeira pode ser utilizado para confecção de utensílios domésticos, bem como matéria-prima para esculturas. O costume popular indica que o pinhão combate azia, anemia e debilidade do organismo. As folhas cozidas são usadas no combate à anemia e tumores provocados por distúrbios linfáticos. A infusão da casca mergulhada em álcool é empregada para tratar “cobreiro”, reumatismo, varizes e distensões musculares.

obtenção de sementes Recolher as sementes do chão, após sua queda das árvores femininas. Sementes expiram em 120 dias.

produção de mudas Assim que colhidas as sementes, colocá-las para germinação em recipientes individuais. A emergência ocorre em alguns dias e a taxa de germinação é alta com sementes novas. O crescimento das mudas e plantas é lento.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.35. | “Araucária (Auraucaria angustifolia)” in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais -IPEF

Araucária

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual