Ipê

São Paulo selva de pedra, cidade cosmopolita e heterogênea, que vive sempre uma constante transformação. Veja neste Um Pé de Quê? o que tem em comum o Ipê e essa cidade que não dorme, e aprecie um belo encontro de Regina Casé e um grupo de poetas de Haicai.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Ipê

ipê-rosa, ipê-roxo, pau-d’arco-roxo, ipê-roxo-de-bola, ipê-preto, pau-cachorro, ipê-de-minas, ipê-roxo-do-grande, piúna, piúna-roxa

Nome científico
Tabebuia impetiginosa (Mart. Ex DC.) Standl.

Família
Bignoniaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 8 e 12 metros de altura, podendo chegar a 30 m se localizada no interior da floresta. Perde as folhas no inverno.

tronco de 60-90 cm de diâmetro.

folhas compostas - da ponta de cada ramo, saem 5 folíolos, cobertos por finos pelos, em ambas as faces, próximo à nervura principal. Apresentam textura de couro, nervuras salientes na face inferior, margens levemente serradas e gosto amargo. Cada folha mede entre 9-18 cm de comprimento por 4-10 cm de largura.

flores rosadas, em forma de trombeta e compostas: surgem agrupadas sobre a ponta de um eixo comum. Resistem por pouco tempo.

fruto verde, liso e alongado, difere-se das vagens por ser formado por 2 compartimentos e não apenas um. Esses compartimentos dividem-se por um septo que, ao se separar do fruto e conduzido pelo vento, carrega consigo todas as sementes. Pode variar entre 10 e 28 cm de comprimento, e a largura gira em torno de 1cm.

semente de cor marrom-clara e transparente, de até 3 cm de comprimento, arredondada e achatada, prolongada nas duas extremidades por um tecido fino e transparente, como uma membrana

floração de maio a agosto, com a árvore totalmente despida de folhagem. Os frutos amadurecem a partir de meados de setembro até outubro.

uso/árvore ótima para o paisagismo em geral, com especial participação na arborização urbana.

uso/madeira pesada, dura ao corte e resistente a organismos xilófagos. Utilizada nas construções externas, como dormentes e postes; na confecção de artigos esportivos, como bolas de boliche, de acabamentos internos, como tacos e assoalhos, de carrocerias e de instrumentos musicais. Na medicina popular, tanto a casca, quanto as folhas atuam contra a alergia, a anemia, a diabete e a diarreia, bem como estimulam o sistema imunológico.

uso/outras utilidades O Ipê-Roxo tem propriedades analgésicas e atua como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca. A extração predatória, realizada durante anos, quase levou a espécie à extinção.

obtenção de sementes Os frutos devem ser colhidos da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Secá-los ao sol e aguardar a liberação das sementes.

produção de mudas tão logo sejam colhidas, ponha as sementes para germinar em canteiros ou recipientes individuais. A emergência ocorre em 10-12 dias, com germinação abundante. Em menos de 4 meses, pode plantar as mudas em local definitivo. O desenvolvimento dá-se em ritmo rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.51. | “Ipê-roxo” in PLANTAMED | “Tabebuia impetiginosa – Dados da Espécie”. “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF.

Ipê

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual