Cajueiro

O que é, o que é? Somos 2 irmãos irmanados. Um se come cru e o outro assado. Neste episódio, nós vemos o pé de Caju, uma das árvores mais úteis do Brasil. Descubra por que o Cajueiro ou Anacardium occidentale, o coração do ocidente, é um órgão vital da flora brasileira.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Cajueiro

acajaíba, acaju, acajuíba, caju-manso, caju-banana, caju-manteiga, caju-da-praia, caju-de-casca

Nome científico
Anarcadium occidentale L.

Família
Anacardiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 5-10 m de altura.

tronco de 25-40 cm de diâmetro, forte e tortuoso, com muitas ramificações laterais.

folhas ovais, sem pelos, rosadas quando jovens, de 8-14 cm de comprimento por 6-8 cm de largura.

flores numerosas, pequenas e perfumadas, reunidas no topo de várias hastes secundárias que se ramificam a partir da haste central, de 10-20 cm de comprimento. Verde, por conta do cálice da flor, vermelha e branco por conta das pétalas.

fruto a castanha, na forma de um rim, é o verdadeiro fruto, dotado de uma única semente e de uma casca bem dura, cheia de um óleo viscoso. A haste de sustentação do fruto desenvolve-se junto com a maturação da castanha, a ponto de ser confundida com o fruto. Esse é o “caju”, pseudofruto macio, carnoso e suculento, que varia entre as cores amarela, vermelha e laranja, e mede entre 5 e 11 cm de comprimento.

semente uma amêndoa localizada no interior da castanha.

floração começa em julho, prolongando-se até novembro. Os frutos amadurecem nos meses de setembro até janeiro.

uso/árvore típica de pomares caseiros de todo o litoral, muito cultivada em quase todo o país e no exterior para fins comerciais.

uso/madeira leve, forte e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, serviços de torno, carpintaria e marcenaria, confecção de cabos de ferramentas agrícolas, cepas de tamanco e caixotaria.

uso/outras utilidades o caju e a castanha do caju são produtos de exportação e largamente consumidos no Brasil. Com o fruto, de propriedades diuréticas e fonte de vitamina C, faz-se suco e doces, e de sua casca refina-se óleo industrial. As flores são boas para a apicultura. O caju pode ser utilizado na medicina caseira, como vermífugo, diurético, antiinflamatório e antidiabético. A medicina caseira recomenda a fervura das folhas, ou da casca do caule, por 10-30 minutos para banhar cicatrizes e inflamações, como as inflamações da garganta, as aftas e as frieiras. A ingestão desse preparado parece baixar os níveis de açúcar do sangue. A infusão das folhas e cascas combate fraqueza, tosse, bronquites, escorbuto, cólicas intestinais e doenças da pele.

obtenção de sementes Os frutos completos devem ser colhidos diretamente da árvore, separando-se a castanha da parte suculenta para semeadura.

produção de mudas Primeiro trata-se a castanha contra inibidores da germinação, deixando-a por 48h de molho em água renovada a cada 8 horas. Em seguida a castanha deve ser semeada em embalagens individuais contendo substrato arenoso enriquecido de matéria orgânica. A emergência demora 10-20 dias e a germinação é alta. Manter as mudas a pleno sol até que alcancem mais de 30 cm, quando estarão prontas para o plantio em local definitivo. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica CAJUEIRO in PLANTAMED. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.1. | PETINARI, Ricardo Alessandro and TARSITANO, Maria Aparecida Anselmo. Comercialização de caju in natura na região noroeste do estado de São Paulo. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2002, vol.24, n.3 [cited 2010-09-07], pp. 697-699 | Rieger, Mark.“Cashew – Anacardium occidentale”. Introduction to Fruit Crops, Online Catalog and Book on Horticulture, University of Geórgia.

Cajueiro

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual