Pau-mulato

Par saber como o Pau Mulato, espécie nativa do Brasil, chegou ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cheio de espécies exóticas, Regina Casé nos conta um pouco da história do jardim que foi uma das primeiras criações de D. João VI no Brasil.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pau-mulato

mulateiro, mulateiro-da-várzea, escorrega-macaco, pau-mulato-da-várzea, pau-marfim

Nome científico
Calycophyllum spruceanum (Benth) Hook. F. ex. K. Schum

Família
Rubiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30m de altura.

tronco retilíneo, ramificado apenas na ponta, e esguio, de 30-40cm de diâmetro. A casca é fina, quando nova é de coloração esverdeada, tornando-se marrom até mesmo castanho-escura. Descama anualmente em longas tiras, deixando exposta a camada interna avermelhada. O aspecto liso do tronco dá a impressão de ter sido envernizado.

folhas simples, ovais, sem pelos, de 9-17 cm de comprimento por 6-7cm de largura, verde brilhantes.

flores agrupadas de três em três, em ramificações complexas, aromáticas, branco-esverdeadas, hermafroditas e medem 10-12mm de comprimento. O cálice é serrilhado e provido de longos pelos ondulados e macios. Os estames são numerosos.

fruto cápsula seca, de 10mm de comprimento, de tecido perfurado, com pelos esparsos e 2 valvas, que se abrem espontaneamente liberando numerosas sementes.

semente de 4mm de comprimento por 0,8mm de largura, cor castanho-escura, alada em ambas as extremidades.

floração ocorre durante os meses de junho-julho. Os frutos amadurecem entre outubro e novembro.

uso/árvore extremamente útil em paisagismo, pois causa forte impacto visual quando plantado ao longo de vias de acesso. Muito útil também no reflorestamento de áreas degradadas com solo úmido.

uso/madeira moderadamente pesada, dura, compacta, fácil de trabalhar e bastante resistente à deterioração. Indicada para marcenaria, confecção de esquadrias, cabos de ferramentas, artigos torneados, compensados etc.

uso/outras utilidades -

obtenção de sementes colher os frutos da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol, sobre uma lona plástica, para completar a abertura e liberação das sementes. É conveniente proteger as vagens com uma malha fina metálica, pois as sementes, pequenas, dispersam-se com o vento facilmente.

produção de mudas Colocar sementes para germinar tão logo forem colhidas em canteiros semissombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobrir o acnteiro com saco de estopa, retirando-o logo que começar a emergência, em 20-40 dias. É baixo o índice de germinação. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6cm. As mudas ficam prontas para o plantio em local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.301. | “Mulateiro (Calycophyllum spruceanum)” in “Tropical Plants Database”. Raintree Nutrition | “Pau-mulato-da-várzea, Calycophyllum spruceanum (Benth.) Hook. f. ex K. Schum”. Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia, nº6, 2004.

Pau-mulato

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual