Amendoeira

Existe árvore mais companheira que uma amendoeira? Descubra neste Um Pé de Que? a história desta árvore conhecida por germinar em qualquer solo, que inspirou o poeta Carlos Drummond de Andrade e se tornou íntima da população urbana brasileira.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Amendoeira

amendoeira-da-praia, chapéu-de-sol, figueira-da-índia, Sete-copas, Amendoeira-brava, Amendoeira-tropical, Guarda-sol, Noz-da-praia, Terminália, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-do-pará, Anoz, Árvore-de-anoz, Árvore-de-noz, Cuca, Castanhola, Guarda-chuva, Chapéu-de-praia, Amendocira

Nome científico
Terminalia catappa L.

Família
Combretaceae

Características morfológicas:

Árvore mede 12-35 m de altura, de copa larga e espalhada sobre uma ramagem horizontal, que surgem em espaços regulares do tronco.

tronco TRONCO reto, às vezes tortuoso, de casca pardacenta, áspera e fissurada, de 50 a 150 cm de diâmetro.

folhas de textura de couro, envernizadas, grandes, de 15-36 cm de comprimento, por 8-24 cm de largura, de forma ovalada e cores verde-claro na face inferior e verde-escuro na superior, que gradativamente mudam para o amarelo e vermelho no outono, antes de caírem.

flores muito pequenas, de cor branco-esverdeada, sem importância ornamental, agrupadas em espigas alongadas que surgem por entre as folhagens.

fruto carnoso, na forma de ovo, de aproximadamente 5-6 cm de comprimento, por 3-4 cm de largura, de casca verde quando imaturo e amarela a vermelha quando maduro, dotado de polpa fibrosa e de uma única semente, revestida por um tecido lenhoso e fissurado, de cor creme a marrom.

semente dura, cônica, levemente achatada e alongada, de cerca de 2,5 cm de comprimento, por 0,7 cm de largura, de coloração amarela a ocre, levemente rugosa. Trata-se de uma amêndoa.

floração durante os meses de setembro e outubro. Os frutos amadurecem no período de novembro a março.

uso/árvore bastante ornamental, indicada para o paisagismo do litoral tropical e subtropical.

uso/madeira de boa qualidade, dura, avermelhada e resistente à água. Utilizada no fabrico de móveis, canoas, moirões e caixotes.

uso/outras utilidades a semente, ou amêndoa, é comestível e muito apreciada na culinária indiana. Dela se extrai um óleo fino, utilizado na preparação de pratos especiais e na fabricação de remédios caseiros. Aproveitam-se as folhas, ricas em taninos e dotadas de propriedades antifúngica, antibactericida e antiparasiticida, em medicamentos fitoterápicos e no tratamento da água de criação de peixes, onde são usadas secas dentro do compartimento de filtragem. O uso medicinal popular aproveita, além das folhas, os frutos, raízes, casca e sementes. Na Índia a finalidade afrodisíaca é bastante disseminada.

obtenção de sementes Colher os frutos quando estiverem maduros, deixá-los de molho em água fria por 24 horas, em seguida, despolpe-os e risque sua superfície. Não há necessidade de se retirar a semente do interior do fruto para semeadura, porém, a semente quando plantada diretamente aumenta a taxa de germinação.

produção de mudas Plante espaçadamente os frutos escarificados, ou as sementes, em canteiros bem drenáveis e a pleno sol, contendo substrato arenoso, enriquecido com matéria orgânica. Irrigue regularmente. A emergência ocorre em aproximadamente 20 dias e o índice de germinação pode chegar a 70%. Aguarde a estação chuvosa do ano seguinte para transplantar as mudas para o local definitivo. As mudas desenvolvem-se lentamente, mas o desenvolvimento da planta no campo é rápido.

referêcia bibliográfica “CHAPEU-DE-SOL” in PLANTAMED.

Thomson, L.A.J.,andB.Evans.2006.”Terminalia catappa (tropicalalmond)”, ver.2.2.In:Elevitch,C.R.(ed.).Species Profiles for Pacific Island Agroforestry. Permanent Agriculture Resources (PAR), Hōlualoa, Hawai‘i.

“As Folhas Mágicas – Terminalia catappa”. Grupo de Criadores de Killifish – BR.

“Castanheira, amendoeira / Terminalia catappa L.”. Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental.

JANICK, Jules; PAULL, Robert E. “Terminalia catappa” in “The encyclopedia of fruit & nuts”. 2008: Cabi, pg. 273.

Amendoeira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual