Quebracho

Pouco conhecida no Brasil, mas famosa no Pantanal, o Quebracho já foi herói da guerra do Paraguai, movimentou a economia da região com o Tinino e hoje vive pacato nas fazendas. Saiba mais sobre as características e a história do Quebracho neste Um Pé de Quê?

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Quebracho

braúna-do-sertão, baraúna, braúna, chamacoco, chamucoco, pau-preto, braúna-parda, coração-de-negro, guaraúna, ibiraúna, ipê-tarumã, maria-preta-da-mata, maria-preta-do-campo, parova-preta, perovaúna e ubirarana.

Nome científico
Schinopsis brasiliensis Engl.

Família
Anarcadiaceae

Características morfológicas:

Árvore espinhenta, de aproximadamente 15 m de altura, de copa globosa e não muito densa, perde as folhas em determinada estação do ano.

tronco reto e bem conformado, de 60 cm de diâmetro, de casca cinza-escura a quase negra e áspera, ramifica desde os 3 m de altura.

folhas compostas, dotadas de 7-17 folíolos ovais, de 3-4 cm de comprimento, por 2 de largura, verde-escuros na face superior e esbranquiçados na face inferior, e que surgem em uma mesma haste comum.

flores pequenas, de 3-4 mm de diâmetro, brancas, sem pelos, suavemente perfumadas e reunidas em cachos pouco vistosos, que medem até 12 cm de comprimento.

fruto alado, de 3-3,5 cm de comprimento, de coloração castanho-clara, cheio de massa esponjosa e dotado de 1 única semente, envolta por um tecido lenhoso e rígido, difícil de ser rompido, um caroço.

semente SEMENTE oval tendendo à forma de rim, de 12,8-15,9 mm de comprimento, por 9-10,6 mm de largura, de cor amarelo-clara e de superfície rugosa.

floração ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. Os frutos amadurecem no período agosto a setembro.

uso/árvore bastante ornamental, podendo ser utilizada, com sucesso, em arborização urbana e rural, e no enriquecimento de capoeiras ou da caatinga empobrecida, bem como na recuperação de áreas degradadas

uso/madeira muito densa, dura, vermelho-castanho escuro e altamente resistente à decomposição quando em ambiente externo. Serve à feitura de dormentes, por resistir muitos anos a locais úmidos, como mourão de porteiras, aviamento de casas de farinha, principalmente na prensa, mão de pilão, cabos de ferramenta, macetas e esquadrias, portais, soleiras e vigamentos

uso/outras utilidades as flores servem à apicultura, a casca contém tanino e pode ser utilizada na indústria de curtume. A tintura da resina das folhas maceradas é tônica, em pequena dose. Na medicina popular, a casca triturada e cozida é usada para aliviar dores de dentes e na forma de chá, serve para aliviar dores de ouvido. A espécie é usada no tratamento de verminoses dos animais domésticos

obtenção de sementes os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura, não havendo necessidade da extração da semente.

produção de mudas Antes de semear os frutos, deixe-os imersos em água por 48 horas. A emergência ocorre de 15 a 20 dias, numa porcentagem de mais ou menos 80%. Quando as mudas apresentarem a segunda folha definitiva e tiverem em torno de 5 cm de altura, devem ser imediatamente repicadas, pois essa espécie tem raiz muito desenvolvida e sensível, se quebrada, a planta morre. No campo, a árvore apresenta crescimento lento

referêcia bibliográfica Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. “Braúna-do-sertão (Schinopsis brasiliensis)”. Agência de Informação EMBRAPA, Espécies Arbóreas Brasileiras. Publicação Eletrônica.

Quebracho

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual