Cacau

Este Um Pé de Quê? faz uma viagem pela história do Cacau, passando pela história dos astecas, da colonização européia nas Américas e do ciclo do cacau na Bahia. Descubra também neste episódio o porquê do sucesso do Chocolate no mundo inteiro e as muitas vantagens da agricultura orgânica.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Cacau

cacaueiro, cacau-verdadeiro

Nome científico
Theobroma cacao L.

Família
Malvaceae

Características morfológicas:

Árvore de 4-6 m de altura, ramificada a partir de 1-1,5 m do chão, com grande copa.

tronco de casca escura, entre o verde-acinzentado e o marrom.

folhas simples, elípticas, pendentes, finas, rígidas e quebradiças, desprovidas de pelos, de 15-25 cm de comprimento, por 3-5 cm de largura, com haste pubescente de 1-3 cm.

flores compostas, aglomeram-se uma flor por haste, em hastes, pubescentes, de 5-15 mm de comprimento, e agarradas ao tronco e galhos. As flores são brancas e pequenas, com 3 pétalas de 3-4 mm de comprimento por 1-2 mm de largura. Os estames, vermelho-vinho, sobressaem com 4-6mm de comprimento.

fruto entre o esférico e o cilíndrico, reunido em bagas de 25 cm de comprimento agarradas ao tronco. O fruto mede 10-32 cm de comprimento, com 5-10 sulcos e apresenta coloração variada, podendo ser inicialmente branco, verde ou vermelho, e, quando maduro, verde, amarelo, vermelho e até roxo. Cada fruto tem em média 20-60 sementes, arranjadas em fileiras.

semente oval ou elíptica, de cor entre o branco e o roxo, de 2-4 cm de comprimento, por 1-2 cm de largura, e coberta por uma polpa viscosa e esbranquiçada.

floração ocorre duas vezes por ano, com maior intensidade nos meses de dezembro-abril. Os frutos amadurecem em duas épocas, sendo o principal período de abril-setembro.

uso/árvore largamente cultivada na Bahia e na região amazônica para o fim da exportação e da produção do cacau.

uso/madeira leve, mole, pouco resistente, pouco durável. Utilizada como lenha e carvão em sua região de cultivo.

uso/outras utilidades os frutos são comestíveis ao natural, em polpas, sucos, licores e chocolate caseiro, mas também podem ser industrializados. As sementes oferecem o principal produto: mundialmente famoso chocolate. A ingestão do suco da polpa das sementes, e da infusão das folhas, trata angina, pressão alta, nervos fracos, prisão de ventre, nefrites e bronquites. O uso tópico (a manteiga de cacau) traz benefícios a pele e lábios ressecados, às unhas quebradiças e fracas, sendo amplamente manipulado pela indústria de cosméticos.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore quando maduros. Em seguida cobri-los manualmente e retirar as sementes. Semeá-las sem retirar a película que as envolve. Caso seja do seu interesse armazená-las, então lavar e secar à sombra as sementes.

produção de mudas As sementes devem ser postas para germinação logo que colhidas e sem nenhum tratamento. Semeá-las diretamente em recipientes individuais mantidos em ambiente sombreado e contendo solo argiloso enriquecido de matéria orgânica. A emergência ocorre em 3 dias, 1 semana, para a grande parte das sementes frescas. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica “CACAUEIRO” in PLANTAMED. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.331. | SODRE, George Andrade. A espécie Theobroma cacao: novas perspectivas para a multiplicação de cacaueiro. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2007, vol.29, n.2 [cited 2010-09-07], pp. 0-0 .

Cacau

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual