Mogno

A Europa há muitos séculos faz móveis de luxo com mogno. Essa madeira nobre, entretanto, há pouco tornou-se a grande e pioneira causa do Greenpeace no Brasil. Desde a década de 70, mais de 2 milhões de Mogno - a árvore - foram abatidas da floresta amazônica de forma criminosa, sem sequer despontarem como atividade econômica significativa para o país. Um Pé de Quê? dá um mergulho no universo do consumo e do manejo predatórios desta espécie que, hoje, encontra-se ameaçada de extinção.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Mogno

aguano, araputanga, cedro-i, mogno-brasileiro

Nome científico
Swietenia macrophylla King.

Família
Meliaceae

Características morfológicas:

Árvore 25-30 m de altura, excepcionalmente 50m, de copa cilíndrica.

tronco de casca pardo-avermelhada e interior rosado, de 50-80 cm de diâmetro, excepcionalmente 200cm, podendo ramificar-se apenas a partir de 20-27 m.

folhas compostas por 8-10 folíolos opostos, ovais, levemente nervurados e pubescentes, cada folíolo mede 3-6 cm de largura por 7-15 cm de comprimento. A folha mede 35 cm de comprimento e sustenta-se no caule por uma haste de 7-9 cm.

flores brancas, aromáticas, de 5 pétalas e 10 estames, com 1 cm de diâmetro, protegidas por cálice e agrupadas em uma inflorescência de 10-20 cm de comprimento. A haste que sustenta cada flor na inflorescência é curta, de 1cm de comprimento.

fruto cápsula seca, lenhosa, de parede espessa, pesada e marrom, de 17 cm comprimento, que se abre espontaneamente em 5 partes, liberando numerosas sementes aladas.

semente de casca marrom-avermelhada, leve, achatada e longa, na forma de asa, com aproximadamente 11 cm de comprimento. Núcleo sobressalente em uma das extremidades, achatado e branco, com 2-3 cm de comprimento.

floração ocorre durante os meses de novembro-janeiro. Os frutos amadurecem no ano seguinte, entre setembro e novembro.

uso/árvore muito ornamental, podendo ser utilizada com sucesso na arborização de parques e grandes jardins.

uso/madeira nobre, moderadamente pesada, dura, resistente aos cupins, pouco durável em ambiente úmido, ficando sujeita ao apodrecimento. própria para mobiliário de luxo, objetos de adorno, painéis, lambris, esquadrias, folhas faqueadas decorativas e laminados, acabamentos internos como guarnições, venezianas, rodapés, molduras, assoalhos etc.

obtenção de sementes colher os frutos da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. É conveniente plantar apenas o núcleo da semente.

produção de mudas Colocar sementes para germinar tão logo forem colhidas em canteiros, ou recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso. Mantê-los em ambiente semissombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 15-20 dias, com alto índice de germinação. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 4-6cm. As mudas ficam prontas para o plantio em local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, podendo atingir 4m de altura aos 2 anos.

referêcia bibliográfica LIMA JR, Manuel de Jesus Vieira; GALVÃO, Manoella Souza. “Mogno – Swietenia macrophylla King”. Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia, nª8, 2005. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.243. | “MOGNO (Swietenia macrophylla)” in “Árvores Nativas”. ONG Viva Terra -SOCIEDADE DE DEFESA, PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | “Swietenia macrophylla King.- Dados da Espécie” in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF.

Mogno

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual