Quaresmeira

A quaresmeira, como diz o nome, anuncia a quaresma. Assim como os santos dentro da igreja, ela se cobre de flores roxas quando acaba o carnaval e fica desse jeito até a semana santa. Neste episódio Regina Casé vai até Tiradentes, onde em frente de toda igreja tem uma Quaresmeira, para nos contar um pouquinho sobre essa árvore.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Quaresmeira

flor-de-quaresmeira, quaresmeira-roxa, quaresma

Nome científico
Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn

Família
Melastomataceae

Características morfológicas:

Árvore de 8-12 m de altura.

tronco de 30-40 cm de diâmetro.

folhas simples, ovaladas, de 15-20 cm de comprimento, por 5-7 de largura, rijas e cobertas de penugem em ambas as faces.

flores de 5 pétalas, nas cores púrpura a rosada, de 21-35,3 mm de comprimento por 16-24,5 mm de largura, densamente agrupadas em cachos na forma de funil.

fruto seco, tipo cápsula, de 368-831 mm de diâmetro, brilhante, inicialmente verde com pigmentos vermelhos e marrom-escuro quando maduro, que se abre espontaneamente liberando suas 739-781 sementes.

semente de dimensões ínfimas, de cor branco-amarelada quando jovem e de cor marrom-escura quando madura.

floração ocorre geralmente duas vezes ao ano, nos períodos de junho a agosto e, mais abundantemente, de dezembro a março. Seus frutos amadurecem no final de junho até agosto, e em abril e maio.

uso/árvore muito ornamental, principalmente no período de floração. Pela beleza e pelo porte, não pode faltar em qualquer projeto de paisagismo. Boa para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas, o que já vem sendo feito em muitas cidades do sudeste brasileiro.

uso/madeira moderadamente pesada, dura, de baixa durabilidade quando exposta às intempéries. Empregada na confecção de objetos leves, brinquedos, caixotaria etc.

uso/outras utilidades OUTRAS UTILIDADES: as folhas servem ao candomblé, como cama de folhas dos Orixás Omolu e Nanã.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a abertura espontânea. Isto é facilmente notado balançando-se um ramo de frutos sobre a mão e observando se há queda de suas minúsculas sementes. Cortar os ramos dos frutos, e levá-los ao sol sobre uma lona plástica. Depois de algumas horas, bater com vara para liberar as sementes. Um quilograma contém aproximadamente 3.300.000 unidades.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em canteiros sombreados contendo substrato orgânico. O leito de semeadura deve ser bem fio e uniforme, podendo até ser preparado com pó de xaxim. Cobrir o canteiro com sacos de estopa, para irrigação e removê-los quando iniciar a emergência. A emergência ocorrem em poucas semanas e a taxa de germinação é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 3-4 cm, e para o plantio definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das mudas é moderado.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.237 | LOPES, José Carlos; DIAS, Paulo César and PEREIRA, Márcio Dias. Maturação fisiológica de sementes de quaresmeira. Pesq. agropec. bras. [online]. 2005, vol.40, n.8 [cited 2010-08-17], pp. 811-816 | MEYER, Fabrício Schmitz. “O Gênero Tibouchina Aubl. (Melastomataceae) no Estado do Paraná, Brasil”. Dissertação de mestrado em Botânica, 2008: Universidade Federal do Paraná | NOVAIS, Jonathan Vieira. “Uso de plantas nos cultos Afro-brasileiros no Distrito Federal e no entorno”. 2006: Faculdades Integradas da Terra de Brasília, Ciências Biológicas, monografia.

Quaresmeira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual