Candeia

Além de conhecer a Candeia, árvore pioneira que consegue se desenvolver em solos rasos e pedregosos, você vai ver neste episódio que denúncias sobre a devastação desenfreada também podem gerar frutos: pesquisas para o desenvolvimento da exploração sustentável.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Candeia

pau-de-candeia

Nome científico
Eremanthus erythropappus (DC.) Macleish

Família
Asteraceae

Características morfológicas:

Árvore de até 10 m de altura, de copa muito ampla.

tronco de 30 cm de diâmetro, de casca grossa e cheia de fendas no fuste.

folhas simples, elípticas, 5-10,2 cm de comprimento por 1,6-3,6 cm de largura, verdes e glabras na face superior, esbranquiçadas, cobertas por pelos e aveludadas na face inferior.

flores hermafroditas, tubulares e roxas, de 4-6,5 mm de comprimento, incrustadas em número de 3-4 por cabeça, que por sua vez reúnem-se em número de 6-12 por glomérulo. Em cada inflorescência, de aparência globosa e dispostas nas extremidades dos ramos, há 8-50 glomérulos.

fruto seco, duro, de consistência sedosa, fino e cilíndrico, do tipo aquênio, de coloração castanha escura, tem de 15 a 20 nervuras e pelos eriçados, com aproximadamente 2,2 mm de comprimento por 1,5 mm de diâmetro, sem polpa e dotado de até 1 semente.

semente composta por cotilédones carnosos de cor amarelo clara, envolta pelo conjunto de tecidos que constituem o fruto.

floração ocorre entre os meses de agosto e setembro. Os frutos amadurecem no período de setembro, outubro e novembro.

uso/árvore pioneira, pode ser recomendada para programas de restauração florestal.

uso/madeira amarela ou castanha, de elevada durabilidade natural, resistência e poder energético. Empregada como moirões de cerca, esteios, lenha de ótima qualidade, caibros, carvão vegetal, postes, tacos, dormentes, vigas, etc.

uso/outras utilidades O óleo essencial, extraído da casca da Candeia, tem propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antimicóticas e calmantes e é vendido bruto ou destilado nos mercados nacional e internacional, para, principamente, indústrias de cosméticos e de fármacos, que utilizam o produto destilado, o alfabisabolol, como componente em formulações de batons, protetores solares, cremes dentais, loções pós-barba, cremes para barbear, produtos para depilação, entre outros.

obtenção de sementes deve-se coletar os ramos de flores, quando estas começarem a dispersar seus frutos, e batê-los sobre uma lona plástica, para recolher os frutos, que são indissociáveis de suas sementes.

produção de mudas coloque de 6 a 10 frutos para germinar por saco plástico, contendo substrato composto de 3 partes de terra de subsolo peneirada para uma parte de esterco de curral curtido. Após a semeadura é preciso peneirar uma fina camada (de 2 a 3 mm) de terra e, a seguir, peneirar uma camada de casca de arroz. É necessário irrigar duas vezes por dia, com gotas finas para não desenterrar as sementes. A emergência ocorre em 1-2 semanas, e o baixo índice germinativo deve-se à ocorrência natural de sementes vazias, desprovidas de embrião. De 30 a 40 dias após o semeio é preciso fazer um desbaste para deixar apenas uma muda por saco plástico. A partir dessa idade, devem ser feitas adubações em cobertura a cada 10 dias. Quando as mudas atingirem 25-30 cm de altura, com aproximadamente 6 a 8 meses de idade, estarão prontas para o plantio definitivo. O desenvolvimento da planta no campo é rápido.

referêcia bibliográfica Loeuille, B. 2010. “Eremanthus” in “Lista de Espécies da Flora do Brasil”. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | SCOLFORO, José Roberto; OLIVEIRA, Antônio Donizette; DAVIDE, Antônio Cláudio. “MANEJO SUSTENTADO DAS CANDEIAS Eremanthus erythropappus (DC.) McLeisch e Eremanthus incanus (Less.) Less”. Departamento de Ciências Florestais, Universidade Federal de Lavras | TONETTI, Olívia Alvina Oliveira; DAVIDE, Antônio Cláudio; SILVA, Edvaldo Aparecido Amaral da. “GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CANDEIA”. Revista Brasileira de Sementes, vol. 28, nº 1, p.114-121, 2006 | CHAGAS, Matheus Peres; Tomazello Filho, Mário; e LISI, Cláudio Sérgio. “Caracterização macro e microscópica da madeira de candeia (Eremanthus erythropappus, Asteraceae)” in “Nota Científica”. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 156-158, jul. 2007 | FERRAZ, Douglas Galvão. “INVENTÁRIO FLORESTAL DE TRÊS FRAGMENTOS COM CANDEIA(Eremanthus erythropappus) NO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ-MG”. 2008: Monografia apresentada, como pré-requisito de conclusão do curso de Gestão Ambiental, da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes-MG | “Eremanthus erythropappus” in “Annals of the Missouri Botanical Garden”. 1921: Missouri Botanical Garden Press, Vol 74, p.284.

Candeia

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual