Tipuana

Em Porto Alegre, aos dias 26 de fevereiro de 1975, um jovem universitário desafiava a ordem, na tentativa de impedir o abate de uma árvore. Tratava-se da primeira manifestação ecológica do Brasil. A onda verde teve um começo insuspeito, ao pé de uma Tipuana. Essa é história que marca também este Um Pé de Quê?

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Tipuana

Nome científico
Tipuana tipu (Benth.) Kuntze

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 4-40 m de altura.

tronco de até 150 cm de diâmetro.

folhas compostas, de 12-20 cm de comprimento, com 7-10 pares de folíolos oblongos, de 3-5 cm de comprimento por 12-20 mm de largura, com nervuras pouco visíveis e com pelos na face inferior da lâmina foliar, ligeiramente esbranquiçada.

flores amarelas, de 20 mm de diâmetro, reunidas em cachos de 10-15 cm de comprimento e sustentadas por hastes de 10 mm de comprimento, cada.

fruto seco e lenhoso, do tipo sâmara, de 4 cm de comprimento, provido de uma expansão alada, ou seja, de um tecido fino e leve que permite sua dispersão pelo vento, dotado de 1-3 sementes que se encontram inseparáveis do núcleo seminífero, de 10 mm de comprimento, que se torna pétreo.

semente esbranquiçada e inseparável do fruto.

floração ocorre entre os meses de setembro e dezembro. Os frutos amadurecem no período de março-junho.

uso/árvore ornamental, indicada para a arborização urbana.

uso/madeira clara, listrada, reverte em bom acabamento e bom polimento, pouco resistente ao apodrecimento e a cupim. Substituiu o jacarandá na movelaria, indicada para caixotaria leve, batentes e outros usos em obras internas.

uso/outras utilidades as folhas servem como alimento para gado.

obtenção de sementes colher o fruto diretamente da árvore quando começarem a queda espontânea, ou recolha do chão. O fruto assim obtido pode ser diretamente semeado, com ou sem as asas.

produção de mudas as sementes de Fabaceae são, de um modo geral, consideradas impermeáveis, sendo a escarificação um requisito para que a embebição e a germinação possam ocorrer com melhores rendimentos. Semeie os frutos em embalagens individuais, mantidas à pleno sol, contendo qualquer tipo de solo enriquecido com matéria orgânica. Irrigue regularmente no primeiro ano de plantio. Com 20-30 cm de altura, as mudas poderão ser transferidas das embalagens individuais para o local de plantio definitivo. O desenvolvimento das mudas é rápido, em 1 ano podem alcançar 1,7 m de altura.

referêcia bibliográfica Le Houérou, Henri. “Tipuana tipu (Benth.) Kuntze” in “Grassland Species Profile”. Publicação eletrônica: Food and Agriculture Organization of United Nations – FAO | Assucena Tupiassú Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionais. São Paulo, Nobel, 2008, p. 118 | MARTINS, MARCO ANTONIO GARCIA and OLIVEIRA, DENISE MARIA TROMBERT. Morfo-anatomia e ontogênese do fruto e da semente de Tipuana tipu (Benth.) O. Kuntze (Fabaceae: Faboideae). Rev. bras. Bot. [online]. 2001, vol.24, n.1 [cited 2010-09-23], pp. 109-121 | “Tropical legumes: resources for the future : report of an ad hoc panel of the Advisory Committee on Technology Innovation, Board on Science and Technology for International Development, Commission on International Relations, National Research Council”. National Academies, 1979, pg.205 | Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz - ESALQ USP; PEIXOTO, Aristeu Mendes. “Enciclopédia Agrícola Brasileira: S-Z Vol. 6”. São Paulo, EdUSP, pg.378 | Rachwal, Marcos Fernando Gluck; Curcio, Gustavo Ribas; Dedecek, Renato Antonio; MONTOYA, Luciano Javier; Westphalen, Daniele Janaina. “DESENVOLVIMENTO DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS EM SISTEMA DE ALLEY CROPPING, EM SOLOS DEGRADADOS PELA MINERAÇÃO DE XISTO PIROBETUMINOSO, EM SÃO MATEUS DO SUL, PR”. Comunicado Técnico, Embrapa, No 28, abr./98, p.1-7 | “Tipuana”. Toca do Verde | Lima, H.C. de 2010. Tipuana in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | BAGGIO, Amilton João Baggio. “PESQUISA EM ANDAMENTO”, Embrapa, No 61, out./98, p.1-5.

Tipuana

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual