Cupuaçu

No programa “cupuaçu”, Regina Casé fala sobre biopirataria. A história da biopirataria no Brasil começou há 500 anos atrás, com o roubo do pau-brasil. Hoje, até nome de frutas da Amazônia os “biopiratas” estão roubando, como é o caso do cupuaçu. No programa “Um Pé de Quê?”, a Ministra Marina Silva dá seu depoimento sobre os casos de biopirataria no Brasil. E para falar da importância econômica e cultural do cupuaçu, Regina Casé foi ao Acre conversar com as senhoras que fazem o tradicional bombom de cupuaçu, e uma família de agricultores vai mostrar um sistema agroflorestal de cupuaçu em Rondônia.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Cupuaçu

cupuaçu-verdadeiro

Nome científico
Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K. Schum.

Família
Malvaceae

Características morfológicas:

Árvore de 4-8 m de altura, dotada de copa alongada ou em forma de pirâmide.

tronco geralmente reto e mais ou menos cilíndrico, de 25-35 cm de diâmetro, revestido por casca fissurada, com rachaduras verticais.

folhas com nervuras visíveis, sem pelos na face superior e recobertas de delicados pelos estrelados na face inferior, de 20-40 cm de comprimento por 6-12 cm de largura.

flores compostas, sustentadas - cada flor - por uma curta haste, reunidas ao redor de uma flor principal, em número de 2-4 flores por grupo, que brota diretamente dos ramos, sem nenhuma haste central.

fruto grande, elíptico, de 10-25 cm de comprimento, pesa até 1,5 kg, revestido por uma camada “empoeirada” e avermelhada, de polpa delicadamente fibrosa, de sabor ligeiramente ácido e de aroma agradável, dotado de 20-50 sementes.

semente envolta por uma densa camada de polpa e dotada de amêndoa em seu interior.

floração ocorre durante os meses de setembro-novembro. Os frutos amadurecem no período fevereiro-abril.

uso/árvore cultivada em pomares domésticos e comerciais.

uso/madeira moderadamente pesada, homogênea, de razoável durabilidade natural. Pouco utilizada, ainda que indicada para uso interno em construção civil e para serviços de marcenaria.

uso/outras utilidades os frutos, comestíveis, são muito apreciados, principalmente pelas populações do norte do país. Consumidos na forma de sorvetes, doces em pasta, cremes, pudim, geleia, sucos etc. As amêndoas substituem o chocolate.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão logo depois. Em seguida, abrir os frutos para extrair as sementes, que devem ser semeadas ainda envoltas da polpa.

produção de mudas Colocar as sementes frescas para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Mantê-los em local sombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-40 dias e a taxa de germinação é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. II. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.330

Cupuaçu

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual