Roxinho

O que é uma madeira nobre? Quem sabe o que é mercado de madeira certificada? O que é manejo sustentável? Para responder a todas essas perguntas, o programa “Um Pé de Quê?” apresenta o roxinho. Essa árvore,que promete ainda dar muito o quê falar, nos ensina um pouco mais sobre a arte de se ser ecologicamente correto. Neste capítulo, o “Um Pé de Quê?” mostra uma matéria feita pela equipe no Acre em 2001 sobre a primeira floresta de manejo sustável a receber o selo verde – o FSC. No Pará, visita uma indústria de madeira certificada. Em São Paulo e no Rio, fala das tendências de madeira no mundo do design e mostrar as qualidades da madeira do roxinho.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Roxinho

pau-roxo, pau-roxo-da-terra-firme,

Nome científico
Peltogyne lecointei Ducke

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30 m de altura.

tronco acinzentado, de 80 cm de diâmetro, dotado de raízes que crescem junto com o tronco, acima do solo.

folhas compostas por 2 folíolos alongados, de 5-8 cm de comprimento por 2-3 cm de largura, com ápice fino e frequentemente recurvado, sustentadas por curtas hastes, de até 3 mm de comprimento.

flores pequenas, alvas e tubulares, de 5-10 mm de comprimento, de 5 pétalas estreitas e curtas e de 10 estames livres e longos, sendo 5 maiores e 5 menores, e de ovário pubescente. Reúnem-se densamente em curtos cachos, cobertos por pelos esbranquiçados e dispostos nas pontas dos ramos.

fruto seco e alado, de 4 cm de comprimento por 2,6 cm de largura, do tipo vagem de 2 valvas, de consistência de couro, e dotado de uma única semente.

semente achatada, e desprovida de arilo.

floração ocorre entre os meses de julho e agosto. Os frutos amadurecem no período abril-dezembro

uso/árvore pode ser empregada no paisagismo.

uso/madeira roxo brilhante, considerada a mais bela entre as Peltogynes, durável e resistente aos organismos xilófagos. Pode ser empregada na movelaria, bem como na construção civil e hidráulica.

uso/outras utilidades Outros segmentos, como o artesanato e o mercado joalheiro, estão utilizando os resíduos ou aparas da madeira, como material alternativo na produção de bijuterias e joias, puramente feitas destes materiais ou em combinação com metais, cristais, porcelana, acrílico e conchas.

referêcia bibliográfica Lima, H.C. de 2010. “Peltogyne” in “Lista de Espécies da Flora do Brasil”. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | SILVA, Marlene Freitas da. “Tratamento sistemático” in “Revisão taxonômica do gênero Peltogyne Vog. (Leguminosae-Caesalpinioideae)”. Acta amazônica, ano VI, março 1976, no. 1. Suplemento, pp.33-34 | SILVA, Maria Maricélia Félix-da;; BASTOS, Maria de Nazaré do Carmo Bastos; GURGEL, Ely Simone Cajueiro. “Aspectos taxonômicos e morfológicos do processo germinativo e da plântula de Peltogyne venosa subsp. densiflora (Spruce ex Benth.) M.F. Silva (Leguminosae – Caesalpinioideae)”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi de Ciências Naturais, Belém, v. 4, n. 3, p. 291-302, set.- dez. 2009 | Consulta às exsicatas de “JABOT”, projeto de informatização do herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro | Consulta às exsicatas de “Herbarium MG”, coleção da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emilio Goeldi, informatizada pelo “Programa Brahms”, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental.

Roxinho

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual