Tucumã

O Tucumã é o fruto mais pop de Manaus. É o recheio dos sanduíches vendidos em todas as esquinas da cidade. É Tucumã com queijo, com ovo, com tapioca...Delicioso e de gostinho particular, ainda foi a estrela de um prato preparado pelo famoso fotógrafo Pedro Martinelli numa ótima entrevista com Regina Casé.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Tucumã

tucumã-do-amazonas

Nome científico
Astrocaryum aculeatum G. Mey.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore solitária e espinhenta, de 8-20 m de altura.

tronco ereto, de 12-40 cm de diâmetro, entrenós visíveis e cobertos por espinhos negros de até 15 cm de comprimento.

folhas distribuídas em número de 5-15 por coroa. Em cada haste central, de 1,4-6,4 m de comprimento, encontram-se irregularmente arranjados 73-130 pares de folíolos lineares, de 1-1,4 m de comprimento por 4-6 cm de largura. As hastes centrais e as hastes de sustentação da folha ao tronco, de 1,8-3,7 m de comprimento, são cobertas por espinhos negros, ou castanhos, longos e achatados de até 10 cm de comprimento.

flores pequenas e reunidas em cachos eretos e ramificados, de até 2 m de comprimento, distribuídos por entre as folhas, sustentados por uma haste de 30-70 cm de comprimento e protegido por uma grande folha revestida, na face inferior, por densos espinhos negros ou castanhos.

fruto globoso, de com 4,5-6 cm de diâmetro, de casca lisa, dura e amarelo-alaranjada, de polpa carnuda e comestível, e dotado de um caroço, preto, consistente e lenhoso, de 2-5 mm de espessura e de três poros, por onde a semente, presente no interior do caroço, germinará.

semente globosa ou alongada, e raramente elíptica, de 4 cm de diâmetro, revestida por um tecido fino de coloração castanho-escura, e dotada em seu interior de uma massa homogênea, consistente e branca e, mais internamente, de um líquido incolor, ambos comestíveis.

floração ocorre durante a estação chuvosa. Os frutos amadurecem mais intensamente no mês de maio.

uso/árvore raramente encontrada em plantios comerciais, está geralmente associada à dispersão natural e à dispersão involuntária feita pelo homem, podendo ser encontrada em fazendas, sítios, quintais e em áreas destinadas a pastagens.

uso/madeira pode ser usada na construção de cercas vivas, currais e casas rústicas.

uso/outras utilidades A polpa dos frutos, rica em vitamina A, pode ser consumida ao natural ou na forma de sorvete, suco, licor e doce, e são comumente comercializadas na região norte. A semente, ou o côco, também é comestível e apreciado. Da polpa dos frutos e das sementes, podem ser extraídos diferentes tipos de óleos comestíveis, que podem ser utilizados na suplementação alimentar humana e na fabricação de ração animal. As folhas fornecem fibras resistentes, que são empregadas na fabricação artesanal de redes de pescar e de dormir, de linhas para arcos de flecha, de cestos e de balaios. O caroço que reveste o côco é usado na confecção de brincos, anéis, pulseiras e colares.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Despolpe os frutos, a fim de semear o caroço. Melhora-se o desempenho da germinação, quando se dispersa diretamente a semente. Para isso, retire a semente de dentro do caroço, e deixe-a imersa em água por alguns dias antes da semeadura.

produção de mudas Colocar os frutos ou os caroços para germinação logo que colhidos em canteiros ou diretamente em recipientes individuais. As condições favoráveis ao seu desenvolvimento são: terra firme, não sujeita a inundação e pouco exigente em fertilidade do solo, pois a planta ocorre normalmente em ambiente degradado, com vegetação secundária e de clima quente. As sementes submetidas a 9 dias de embebição, tiveram maior índice de germinação, de 70%, e emergiram no tempo médio de 15 semanas. Em geral, para o plantio dos caroços, o Tucumã é de difícil germinação, podendo demorar até 37 meses para germinar. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, pg.44 | GENTIL, Daniel Felipe de Oliveira; FERREIRA, Sidney Alberto do Nascimento. “Morfologia da plântula em desenvolvimento de Astrocaryum aculeatum Meyer (Arecaceae)”. Acta Amaz. [online]. 2005, vol.35, n.3, pp. 337-342 | GENTIL, Daniel Felipe de Oliveira; FERREIRA, Sidney Alberto do Nascimento. “Extração, Embebição e Germinação de Sementes de Tucumã (Astrocaryum aculeatum). Acta Amaz. [online]. 2006, VOL. 36, n.2, pp. 141-146 | Kurozawa, Chukichi “Tucumã-do-amazonas” in “ABC do Globo Rural”. Publicação eletrônica | VIEIRA, Mikael Antonio; SILVA, Andréia Pereira da; ROMIO, Evellin Estaniely Mesquita; SANTANA, Santina Rodrigues; NUNES, Reginaldo de Oliveira. “Levantamento de Espécies Frutíferas em um Fragmento de Mata da Fazenda Palmeiras no Município de Espigão do Oeste – RO”. Revista Científica da FACIMED, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, Roraima, Agosto, 2010.

Tucumã

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual