Palmito Híbrido

Hoje, Regina Casé vai até a pequena cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira, para conhecer mais esse projeto apoiado pela Fundação SOS-Mata Atlântica: o palmito híbrido - uma fusão do Palmito Açaí com a Palmeira Juçara. O resultado dessa experiência não é apenas um palmito tão saboroso quanto o original, mas pode representar também a salvação de uma espécie em extinção.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Palmito Híbrido

palmito tuzino

Nome científico
Euterpe edulis Mart. X Euterpe oleracea Mart.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore híbrida entre a Juçara (E. edulis), palmeira solitária, e o Açaí (E. oleracea), palmeira em touceira. Dentre as possíveis variações genéticas oriundas da hibridização, cultiva-se o indivíduo que apresenta o palmito doce da Juçara e a estrutura em touceira do Açaí.

tronco múltiplo, com 3-15 caules, de 15-25 cm de diâmetro cada, de cor acinzentada e dotado de um grande palmito doce e liso no topo. A brotação é limitada, pois o tempo de vida da espécie é menor.

folhas “puxam” à matriz Juçara, tendo longos folíolos, uniformemente distribuídos em cada haste central. Este folíolos, entretanto, são mais largos no híbrido, do que na matriz.

flores ausentes.

fruto ausentes.

semente ausentes.

floração das matrizes Juçara e Açaí ocorre entre os meses de fevereiro-abril. Caso ambas as espécies floresçam ao mesmo tempo e ocorra a polinização cruzada, é o fruto do açaizeiro que poderá conter a semente do híbrido. Os frutos do açaizeiro amadurecem com maior intensidade nos meses de julho-dezembro.

uso/árvore desenvolvida no Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito, em Miracatu - SP, com a parceria da S.O.S. Mata Atlântica. Amplamente difundida na produção de palmito local e muito útil para a preservação do palmito Juçara, espécie ameaçada de extinção.

uso/madeira “que puxa” à da Juçara, é leve, dotada de fibra dura e resistente, de longa durabilidade quando em ambiente seco, mas apodrece facilmente quando exposta à umidade. Excelente como pasta celulósica.

uso/outras utilidades o cacho seco que surge sob o palmito, desprovido de flores ou frutos, serve para artesanato local. As abelhas, responsáveis pela polinização cruzada das espécies Juçara e Açaí, produzem um mel de gosto e coloração suaves.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente do açaizeiro quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Não há a necessidade de despolpá-los para semeadura.

produção de mudas Colocar os frutos para germinação, logo que colhidos, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso enriquecido com bastante material orgânico. Irrigar diariamente. A emergência ocorre em 30-60 dias. A polinização cruzada entre as espécies de Açaí e Juçara provém três variações genéticas possíveis: o açaí, o híbrido em touceira e o híbrido de caule solitário, identificados pela quantidade de folíolos nas plântulas. O palmito híbrido em touceira, objeto desta análise, apresenta 3-4 folíolos. A muda deve ficar em viveiro por cerca de 12 meses antes do plantio definitivo. O desenvolvimento deste híbrido é mais rápido do que aquele experimentado pelas palmeiras matriciais. Em 3-4 anos ele já está pronto para o corte. Além de não florescer, o híbrido não rebrota “indiscriminadamente” como o açaizeiro. Cortando-se os brotos do palmito híbrido, a touceira acaba.

referêcia bibliográfica Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito - (13) 3846-6178 – Sr. Didi.

Palmito Híbrido

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual