Sibipiruna

Nesse programa, Regina Casé vai até o interior de São Paulo investigar porque a Sibipiruna é uma arvore tão polêmica por lá. O resultado é um programa divertido e cheio de curiosidades sobre como uma árvore pode mudar o comportamento de uma cidade.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Sibipiruna

pau-brasil, sebipira, sepipiruna, coração-de-negro

Nome científico
Poincianella pluviosa var. peltophoroides (Benth) L. P. Queiroz

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 8-16 m de altura, de copa arredondada, moderadamente ampla, de até 6 m de diâmetro, com colorido verde muito vistoso. Na época da brotação, sua folhagem é vermelho-bronzeada.

tronco de 30-40 cm de diâmetro, de casca áspera, cinzenta, fissurada e com marcas horizontais, de até 5 mm de espessura, e internamente é amarelo-clara.

folhas bipinadas, de cuja haste central, de 20-25 cm de comprimento, surge um conjunto de 8 a 9 pares de pinas, que se estendem em hastes periféricas. Cada haste periférica, por sua vez, conta com 11-13 pares de folíolos de 10-12 mm de comprimento cada.

flores pequenas e amarelas, reunidas em abundância nos cachos em forma de cone, firmes, voltados para o céu e dispostos na ponta de uma longa haste de sustentação.

fruto do tipo vagem seca, lenhosa, comprida, lisa e com a consistência de couro, de 7,6 cm a 12,0 cm de comprimento por 2,7 cm a 3,1 cm de largura, composto por duas lâminas planas e duras, que se abrem explosivamente, por torção, liberando as 1-5 sementes.

semente clara, comprida, com a forma irregular, entre redonda e oval, revestida por um tecido duro, espesso e muito rígido, provida de um “umbigo saltado”.

floração ocorre entre os meses de agosto e novembro. Os frutos amadurecem no período de julho-setembro.

uso/árvore copa bastante ornamental, sendo largamente utilizada na arborização urbana da região centro-sul do país.

uso/madeira moderadamente pesada, dura e de relativa durabilidade natural. Pode ser empregada na construção civil, como caibros e ripas, no fabrico de estruturas de móveis e para caixotaria em geral.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol para completarem o processo de liberação das sementes.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato argilo-arenoso. Mantê-los em ambiente semi-sombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 10-15 dias e a taxa de germinação é superior a 60% para sementes frescas. As mudas ficam prontas para o plantio definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. “Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa var. peltophoroides) – Descrição botânica”. Agência de Informação EMBRAPA, Espécies Arbóreas Brasileiras. Publicação Eletrônica | Lewis, G.P. 2010. Poincianella in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.148

Sibipiruna

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual