Burra-Leiteira

A paisagem de Fernando de Noronha foi pano de fundo para um programa sobre uma espécie que, desde o século XVII, é mais temida por lá do que os próprios tubarões: a Burra Leiteira. Até hoje, turistas que visitam o arquipélago são advertidos para os perigos causados pela árvore.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Burra-Leiteira

leiteira, murupita, janaguba, pau-de-leite, pau-de-candeia,

Nome científico
Sapium argutum (Müll. Arg.) Huber

Família
Euphorbiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 5-10 m de altura.

tronco bastante ramificado.

folhas elípticas, de margem denteada, de 5-12 cm de comprimento por 2-6,7 cm de largura, sustentadas por finas hastes de 1-3 cm de comprimento, apontadas para cima, parecendo “orelhas de burro”.

flores de 0,8-3mm de comprimento, com 3 pétalas soldadas de 1 mm de comprimento por 2 mm de largura, de 2 estames de 1,2-2,8 mm de comprimento, reunidas em número de 4-10 por cacho, de 4,5-8 cm de comprimento, onde se fixam diretamente sobre os ramos.

fruto esférico, enegrecido, do tipo cápsula, de 1-1,3 cm de comprimento por 0,9-1,1 cm de largura, com a superfície trifacetada.

semente ovoide, acinzentada, de 4-8 mm de comprimento por 5-7 mm de largura.

floração ocorre na primavera, a partir de novembro. Os frutos amadurecem na estação subsequente.

uso/árvore venenosa, o grande perigo da ilha de Fernando de Noronha.

uso/madeira não é boa como lenha.

uso/outras utilidades Folhas, o pó e o leite da planta em contato com pele e olhos causam, respectivamente, queimaduras de até 3º grau e cegueira. O leite é usado contra inflamações. A casca do tronco, na forma de fervura, serve como solução abortiva e purgante. O uso externo dessa solução combate úlceras da pele.

obtenção de sementes Ainda não há registros quanto ao comportamento ecológico da planta, nem informações quanto ao cultivo e ao manejo da espécie.

referêcia bibliográfica SANTOS, Valdira de Jesus; SALES, Margareth Ferreira de. A tribo Hippomaneae A. Juss. ex Spach. (Euphorbiaceae Juss.) no Estado de Pernambuco, Brasil. Acta Bot. Bras., São Paulo, v. 23, n. 4, Dec. 2009 | Cordeiro, I., Secco, R., Pscheidt, A.C. 2010. Sapium in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | AGRA, Maria de Fátima; FREITAS, Patrícia França de; Barbosa-Filho, José Maria. “Synopsis of the plants known as medicinal and poisonous in Northeast of Brazil”. Revista Brasileira de Farmacognosia, 17(1): Jan./Mar. 2007 | VIEIRA, Paulo R. “FLORESTAS E COMUNIDADE: Cotidiano de famílias em Jericó, Garrafão do Norte, Pará”. Dissertação de Mestrado em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Oriental. Belém, 2005 | CENTURION, Teresa R. de; KRALJEVIC, Ivo J. [Ed.]“LAS PLANTAS UTILES DE LOMERIO”. BOLFOR - Proyecto de Manejo Forestal Sostenible Ministerio de Desarrollo Sostenible y Medio Ambiente, Santa Cruz, Bolivia, 1996.

Burra-Leiteira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual