Bouganville

Um pedaço da mata atlântica brasileira atravessou o oceano e ganhou o mundo no século XVIII graças a um navegador francês que, durante uma viagem, passou por aqui e se apaixonou por uma árvore brasileira: a Bougainville. O nome foi dado em sua homenagem, já que ele se chamava Louis Antoine de Bougainville.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Bouganville

tres-marias, primavera-arbórea, ceboleiro-da-mata, riso-do-prado, primavera, juvu, bugãvilha, cansarina,

Nome científico
Bougainvillea glabra Choisy

Família
Nyctaginaceae

Características morfológicas:

Árvore espinhenta, de 10-20 m de altura.

tronco de 40-80 cm de diâmetro.

folhas simples e finas, de forma e tamanhos variáveis.

flores pequenas e amarelas, rodeadas por 3 folhas modificadas, bastante atraentes, de coloração rosada ou lilás.

fruto seco e pequeno, dotado de uma única semente, incrustada à parede do fruto por um único ponto.

semente revestida por um tecido translúcido e com o embrião curvado.

floração ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. Os frutos amadurecem no período de março-maio.

uso/árvore extremamente ornamental, principalmente na floração. Utilizada pelo paisagismo em parques e grandes jardins. Planta pioneira e de rápido crescimento, serve ao plantio em áreas degradadas de preservação permanente.

uso/madeira leve, mole, porosa e de baixa resistência ao apodrecimento. Presta-se apenas para construções rurais e como lenha.

uso/outras utilidades novos estudos farmacológicos indicam que as folhas contêm propriedades antidiarreicas, antiulcerosas e antimicrobianas, aconselhando o desenvolvimento de extratos para o tratamento da diarreia e da acidez gástrica.

obtenção de sementes Colher da árvore os frutos, juntamente com suas folhas protetoras, quando iniciarem a queda espontânea. Levá-los ao sol, para secar e facilitar a retirada dessas folhas. A dissociação de semente e fruto é praticamente impossível, devendo-se semear o fruto inteiro.

produção de mudas Colocar os frutos para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Mantê-los em ambiente semi-sombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 30-50 dias e o índice de germinação normalmente é baixo. Transplantar as mudas dos canteiros para recipientes individuais quando alcançarem 3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é apenas moderado, enquanto o das plantas no campo é bastante rápido, atingindo facilmente 4-5 m em 2 anos.

referêcia bibliográfica “Bougainvillea glabra”. Compilado pelos Mestres Jardineiros da University of Arizona Pima County Cooperative Extension | “CARYOPHYLLIDAE-Nyctaginaceae” in “Guia de Consultas Botánica II”. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura (UNNE) | EDWIN E, SHEEJA E, TOPPO E, TIWARI V, DUTT KR “EFECTOS ANTIMICROBIANOS, ANTIULCEROSOS Y ANTIDIARREICOS DE LAS HOJAS DE BOUGAINVILLEA GLABRA CHOISY”. Department of Herbal Drug Research, B.R. Nahata College Pharmacy & Contract Research Center, Mandsaur – 458001, Madhya Pradesh, India | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.270 | Sá, C.F.C. 2010. Nyctaginaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Bouganville

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual