Almesca

Espécie abundante na faixa de Mata Atlântica que permeia o sul da Bahia, a Almesca ou Amesca é muito utilizada pelos índios pataxos da região em rituais de purificação. Ela também é conhecida pela resina perfumada que sai pelo seu tronco e que é usada, entre outras coisas, como repelente. A Amesca é o principal atrativo da trilha aberta na RPPN Carroula, que fica em Corumbau. Através dela, neste programa, vamos descobrir tudo que é necessário para se abrir uma trilha em plena Mata Atlântica.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Almesca

almecegueira-do-brejo, almecegueira, breu

Nome científico
Protium spruceanum (Benth.) Engl.

Família
Burseraceae

Características morfológicas:

Árvore resinosa e aromática, de 8-14 m de altura, dotada de copa arredondada e densa.

tronco reto e cilíndrico, de 25-40 cm de diâmetro, revestido por casca rugosa e fina.

folhas compostas por 3-5 folíolos sem pelos na face superior e com penugem sobre as nervuras na face inferior, reunidos em uma haste central de 10-20 cm de comprimento. Cada folíolo mede 5-10 cm de comprimento por 3-4 cm de largura.

flores compostas, reunidas em cachos ramificados de 2-3 cm de comprimento.

fruto baga, de cor vinho, que se abre espontaneamente liberando 1-2 sementes.

semente envolta por uma camada fina e adocicada.

floração ocorre durante os meses de setembro-novembro. Os frutos amadurecem no período janeiro-fevereiro.

uso/árvore possui qualidades ornamentais que a recomendam para a arborização paisagística.

uso/madeira moderadamente pesada, razoavelmente resistente e moderadamente durável. Indicada para construção civil, como caibros, ripas, forros, marcos de portas e janelas, para marcenaria leve, esquadrias, bem como para lenha e carvão.

uso/outras utilidades as flores servem à apicultura. Os frutos são avidamente procurados por pássaros.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, deixá-los secar à sombra, até completar o processo de liberação de sementes.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em canteiros semissombreados contendo substrato organo-argiloso. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 3-5 semanas e a taxa de germinação é menor que 50%. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 5-6 cm. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. II. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.57.

Almesca

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual