Romã

O que esse fruto cheio de simpatias tem a ver com os 3 reis magos? Este episódio segue a trilha da romã mostrando as simpatias e os simbolismos que envolvem essa fruta desde a mitologia grega até o islamismo, passando pelo candomblé, pelo judaísmo e pelo cristianismo.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Romã

romanzeira, romãzeira, romeira

Nome científico
Púnica granatum L.

Família
Lythraceae

Características morfológicas:

Árvore de 6-10 m de altura.

tronco acinzentado e ramos avermelhadas quando novos.

folhas simples, elípticas e espessas, de 1-10 cm de comprimento, às vezes dispostas em espiral, em número de 5-6 por ramo.

flores de 3 cm de largura e reunidas em cachos dispostos na ponta dos ramos, dotadas de inúmeros estames, de cálice tubular, vermelho-alaranjado e espesso, de pétalas enrugadas, vermelhas ou brancas, e rodeadas por sépalas carnosas e valvadas, que persistem no fruto, como uma coroa.

fruto esférico, de 6,25-12,5 cm de largura, de casca grossa e amarela, por vezes manchada de vermelho e com consistência do couro, internamente dividido por paredes membranáceas e tecido esponjoso, e dotado de inúmeras sementes.

semente branca ou vermelha, macia ou dura, angulosa, coberta por um tecido translúcido, suculento, espesso, de cor rósea ou avermelhado, de sabor ácido a doce e comestível.

floração ocorre na primavera, entre os meses de outubro a dezembro. Os frutos amadurecem no outono, 6-7 meses após a floração.

uso/árvore cada vez mais útil ao paisagismo de jardins de estilo mediterrâneo, também presta-se ao cultivo em vasos, adaptando-se aos jardins em varandas e pequenos espaços, e à arte do bonsai, especialmente a variedade japonesa nanica.

uso/madeira amarelo-clara e muito dura. Apesar de disponível em pequenas dimensões, é bastante empregada no fabrico de bengalas e de artefatos de madeira.

uso/outras utilidades Todas as partes da árvore, especialmente a casca do tronco e das raízes, servem de fonte de tanino para curtir couro. A casca do tronco e as flores provém tinta para tecidos. O fruto pode ser consumido ao natural e na forma de sucos, geléias e xaropes. Ainda que a planta – folhas, raízes, casca e sementes - tenha propriedades medicinais, por conta do tanino, a superdosagem acarreta em diarréia, dilatação da pupila, enfraquecimento muscular e paralisia. O pó das flores secas servem de remédio para bronquite e para garganta inflamada.

obtenção de sementes colha os frutos diretamente da árvore, quando estiverem maduros, isso pode ser notado pelo som metálico que o fruto emite ao receber um tapa. Abra os frutos e extraia as sementes de dentro do tecido suculento que as envolve.

produção de mudas Coloque as sementes para germinar em canteiros de 60 cm de profundidade, contendo terra previamente adubada. A emergência acontece abundante, vigorosa e rapidamente. Entretanto, o método de obtenção de muda mais produtivo é o de estaquia, que garante uma planta idêntica à matriz. Para isso, cortam-se as pontas dos galhos da árvore-matriz em segmentos de 25-50 cm de comprimento, e em seguida, plantam-se essas estacas em canteiros. O desenvolvimento das mudas e das plantas no campo é lento. Depois de 1 ano, quaisquer que sejam as mudas podem ser levados a campo por definitivo. Quando as plantas no campo alcançarem 60-75 cm de altura e ramificarem pela primeira vez, efetua a primeira poda.

referêcia bibliográfica LLOYD, JOHN URI. “Punica granatum”. THE WESTERN DRUGGIST, CHICAGO, MAY, 1897 | Morton, J. “Pomegranate”. In: “Fruits of warm climates”. 1987: Julia F. Morton, Miami, FL, p. 352–355 | Calderan, Christiane Romãzeira. “Punica granatum”. Publicação Eletrônica: Jardineiro.

Romã

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual