Café

Neste programa, Regina Casé visita uma fazenda cafeeira do interior de São Paulo e refaz o ciclo de produção do café: plantação, colheita, torrefação e comércio. Regina também nos conta a origem do café dos primórdios orientais até sua expansão pelo mundo ocidental, e, com a participação do historiador Oswaldo Truzzi, fala sobre a importância do ciclo do café na história do Brasil.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Café

cafezeiro, cafeeiro

Nome científico
Coffea arabica L.

Família
Rubiaceae

Características morfológicas:

Árvore pequena, de até 5 m de altura.

tronco de 8 a 10 cm de diâmetro, de casca acinzentada e fina, fissurada e áspera quando velha.

folhas simples, elípticas, verde-escuras e brilhantes, de 5-20 cm de comprimento por 1,5-7,5 cm de largura.

flores brancas, perfumadas e tubulares, de 7-10 mm de comprimento, reunidas em pequenos grupos de três flores.

fruto oval e vermelho, de aproximadamente 1,5 cm de comprimento, dotado de 1-2 sementes.

semente ovais, esverdeadas, de 8,5-12,5 mm de comprimento, dotada de um sulco ventral.

floração ocorre entre 2 a 3 vezes por ano, tipicamente ao final e no meio do ano. Os frutos demoram 6-7 meses para amadurecer. Com isso é possível encontrar, em um mesmo pé, diferentes estágios de floração e frutificação.

uso/árvore comum às fazendas brasileiras, consorcia-se bem com outras espécies, provendo boa sombra.

uso/madeira clara, dura, pesada e resistente, possui odor característico, não apresenta brilho, é macia ao corte manual no plano transversal e apresenta camadas de crescimento demarcadas, aparentemente por zonas fibrosas mais escuras. Utilizada como combustível pela própria fazenda cafeeira ou vendida no comércio regional, para o fabrico de mesas, cadeiras e torno.

uso/outras utilidades as sementes torradas, moídas e fervidas fazem uma das mais importantes bebidas do mundo: o café. Muito utilizado em sorvetes, doces, licores e panificações. Na Arábia, consome-se uma bebida fermentada a partir do fruto. Na Indonésia e Malásia, consome-se a infusão das folhas secas. Fonte de cafeína, as sementes são usadas como estimulante, analgésico e diurético, atuando diretamente no sistema nervoso central, nos rins, coração e músculos. Na medicina popular, o café é empregado como remédio para asma, febre, gripe, dor de cabeça, malária e vertigem. Desde a antiguidade, mascam-se as sementes.

obtenção de sementes Colha os frutos diretamente de árvores que apresentem boas características vegetativas e produtivas, observadas ao longo de, pelo menos, quatro ciclos de produção. Retire as sementes dos frutos. Antes de se realizar a semeadura, deve-se deixar as sementes umedecidas, acondicionadas num saco de estopa dentro da água por 2 dias para prévia embebição. Sementes de 8 semanas germinam melhor que sementes frescas.

produção de mudas Coloque para germinar 2 sementes, a uma profundidade de 1 cm, no centro de cada sacola plástica, de 20 cm de altura e 7cm de diâmetro, contendo substrato de terra de mata rico em matéria orgânica. Em seguida cubra as sacolas com uma fina camada de palha seca, mantendo o viveiro à sombra. Espere o início do período chuvoso, e as mudas apresentarem 4-6 pares de folhas definitivas, para o plantio definitivo. Isso deve ocorrer em 6-12 meses.

referêcia bibliográfica “Cultivo do Café Robusta em Rondônia”. Embrapa Rondônia, Sistemas de Produção, nº 5, ISSN 1807-1805 Versão Eletrônica, Dez./2005 | “Coffea arábica” in “Fichas”. Publicação Eletrônica: Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental | DUCKE, James A. “Coffea arabica L.” in “Handbook of Energy Crops”. 1983. unpublished | Magness, J.R., G.M. Markle, C.C. Compton. 1971. “Food and feed crops of the United States”. Interregional Research Project IR-4, IR Bul. 1 (Bul. 828 New Jersey Agr. Expt. Sta.) | RODRIGUES, Brunela Pollastrelli ; OLIVEIRA, José Geraldo Lima de; HEGEDUS, Clovis Eduardo Nunes; OLIVEIRA, José Tarcísio da Silva. “CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO LENHO DO CAFEEIRO (Coffea arabica L.) PROVENIENTE DA REGIÃO DO SUL DO ESPÍRITO SANTO”. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba | “Coffea arabica L.” Center for New Crops and Plants Products. 1996. Perdue University.

Café

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual