Baobá

Neste Um Pé de Quê? Regina Casé vai até Moçambique procurar o grandioso Baobá, árvore que marca presença na paisagem da savana africana, tem uma enorme capacidade de armazenar água, floresce só um dia por ano e já foi até tema de filme. Descubra neste episódio os vários nomes, usos e lendas do Baobá.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Baobá

Nome científico
Adansonia digitata L.

Família
Malvaceae

Características morfológicas:

Árvore de até 20 m de altura, de galhos tortuosos e desfolhados, parecendo uma raiz.

tronco grosso, podendo alcançar 10 m de diâmetro, de casca castanho-avermelhada ou cinza-arroxeada, que pode ser lisa ou áspera e enrugada, como a pele de um elefante. Em alguns casos, pode naturalmente criar cavidades.

folhas compostas, parecida com uma mão espalmada, com 3-9 “dedos”, de cerca de 5 cm de comprimento cada, saindo todas de um mesmo ponto da haste central.

flores brancas, de 5 pétalas, com a consistência de couro e dotadas de pelos na face interna, de muitos estames, pêndulas, de 10 cm de diâmetro, cobertas por uma penugem.

fruto do tipo cápsula, ovóide e lenhoso, de 20-30 cm de comprimento e até 10 cm de diâmetro, coberto por uma camada de pelos castanho-esverdeados, parecida com feltro, dotado de muitas sementes.

semente dura, amarronzada, redonda a oval, de até 15 mm de comprimento, de polpa branco-amarelada, farinhenta e ácida.

floração ocorre entre os meses de maio e julho, no Sudão. Os frutos amadurecem no período agosto-outubro.

uso/árvore originária das savanas africanas e pouco cultivada no Brasil, é imponente e de crescimento lento, tendo sido registrado indivíduos de 4.000 anos de idade, apresenta o tronco mais grosso do mundo.

uso/madeira leve, esbranquiçada, macia e esponjosa. Empregada principalmente como combustível. O cerne – a parte interna -do tronco produz fibras resistentes e macias, usadas em tecelagem, no fabrico de cordas, bolsas, chapéus e esteiras. O tronco ainda pode naturalmente criar cavidades, que servem como reservatórios de água doce.

uso/outras utilidades A polpa dos frutos é rica em vitamina C e em proteína, tornando-se complemento alimentar importante na África. Pode ser consumida em bebidas frias e quentes e em sorvetes, também é desidratada e preparada em uma solução aquosa, conhecida por “Leite de Baobá”, altamente nutritiva, usada para o tratamento de febre e disenteria, e, como colírio, no combate ao sarampo. As raízes secas e maceradas são usadas no tratamento da malária e como tônico. As folhas compõem muitos remédios caseiros e porque têm proteína e vitaminas A e C são importante fonte de alimento para as populações rurais. Colhe-se e come-se a folha fresca e, quando seca e triturada, utiliza-se a “farinha” da folha na comida. As sementes, também ricas em proteína, são adicionadas na comida e constituem até pratos principais. Em alguns lugares a semente torrada substitui o café.

obtenção de sementes Recolha os frutos caídos do chão. Quebre a cápsula dura e lenhosa dos frutos, remova a polpa e retire as sementes. Para melhorar a capacidade de germinação das sementes, deixe-as imersas em água quente antes do plantio, ou quebre uma pontinha da casca das sementes.

produção de mudas coloque as sementes em canteiros contendo substrato arenoso. A emergência normalmente ocorre em menos de 20%. A muda, com 2-3 m de altura, pode ser transplantada para local definitivo. Até os 70 anos a árvore desenvolve-se com relativa rapidez. Em condições ideais a muda cresce bem em diâmetro e pode alcançar 2 m de altura em 2 anos.

referêcia bibliográfica Bovini,M.G. & Guimarães,E.F. 2008. In: Árvores Notáveis-200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Org. Paulo Ormindo. Ed. Andrea Jakobsson, Rio de Janeiro. (307 color) 22 cm, pg. 66

Gebauer, J.; El-SiddiG, K. ; Ebert, G.. “Baobab (Adansônia digitata L.): a Review on a Multipurpose Tree with Promising Future in the Sudan” in: “Gartenbauwissenschaft”, n.67 (4), pg. 155-160. 2002: Verlag Eugen Ulmer GmbH & Co., Stuttgart.

Baobá

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual