Pau-preto

O Pau-preto tem uma madeira escura tão valiosa que se equipara ao ouro. Perfeita para ser esculpida por ser oleosa, permite o corte com precisão e deixa uma textura brilhosa nas esculturas. Veja neste Um Pé de Quê? como o povo Maconde faz do Pau-Preto a sua pátria.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pau-preto

mpingo, jacarandá-africano, madeira-preta

Nome científico
Dalbergia melanoxylon Guill. & Perr.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore pequena, de 4,5-7,5 m de altura, densamente ramificada.

tronco fissurado e tortuoso, de menos de 38 cm de diâmetro, de casca fina, macia, cinza-clara ou castanho-esverdeada e descamante.

folhas compostas, de 5-10 cm de comprimento, de 8-13 folíolos ovais, em que os da ponta, maiores, medem 12-36 mm de comprimento por 12-18 mm de largura.

flores brancas e perfumadas, de cálice pubescente, de 6-9 mm de comprimento, e densamente reunidas em cachos de 3-12 cm de comprimento.

fruto elíptico, achatado e fino, do tipo vagem, de 3-7 cm de comprimento por 0,5-1,5 cm de largura, com a consistência de papel, dotado de 1-2 sementes.

semente na forma de rim, de 7,5-9,5 mm de comprimento por 4,8-6,3 mm de largura, marrom a preta quando madura, branca quando imatura.

floração ocorre, na África do Sul, entre os meses secos de outubro e dezembro. Os frutos amadurecem 6-8 meses após a polinização das flores, no período maio-junho.

uso/árvore pode custar 25 mil dólares, a muda para o paisagismo de luxo.

uso/madeira ligeiramente oleosa, dura, muito resistente e durável, porém, frágil e propensa a rachaduras, de alburno branco a branco-amarelado, de 12 cm de espessura, e cerne roxo-escuro a preto, de coloração por vezes desuniforme. Apesar de difícil de se trabalhar, os resultados obtidos com o torno, o corte e o acabamento são excelentes, pois recebe bem o polimento e apresenta uma superfície brilhante. Empregada em esculturas, manufaturas em madeira, torno, marchetaria, no fabrico de instrumentos musicais, peças de xadrez, bengalas, móveis etc. Provém excelente lenha e carvão.

uso/outras utilidades os frutos e as folhas servem de alimentação animal. As flores servem à apicultura. A medicina popular usa as raízes para o tratamento de dores abdominais, diarréia e sífilis. Inalar a fumaça da madeira queimando é remédio para dores-de-cabeça e bronquite.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore quando estiverem maduros, chacoalhando-se os ramos. Deixe-os secar ao sol. O processo de extração das sementes é muito tedioso e demorado, pois as sementes estão firmemente presas aos frutos. Por isso, contente-se em quebrar os frutos e semear os pedaços de fruto com semente exposta.

produção de mudas Coloque as sementes para germinar em recipientes individuais, contendo substrato orgânico e úmido. As sementes apresentam quase nenhuma dormência, mas deixá-las de molho em água por 24h e retirar o que sobrou do fruto, melhora os índices de germinação. A emergência ocorre em 8-20 dias e com o desenvolvimento da muda, faz-se necessário a poda das raízes. Tanto o desenvolvimento da muda, quanto o da planta no campo são lentos.

referêcia bibliográfica “Dalbergia melanoxylon” in “AgroForestryTree Database”. INTERNATIONAL CENTER FOR RESEARCH IN AGROFORESTRY | Sacandé, Moctar; Vautier, Helen; Sanon, Mathurin. “Dalbergia melanoxylon Guill. & Perr.” In “Seed LeafLet”, No. 135, December 2007. Millennium Seed Bank Project | MORÁS, Daniela. “Jardins que valem ouro” in “Jardinagem”. IG, São Paulo.

Pau-preto

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual