Jambo

Neste episódio da série, o Solar do Jambeiro, em Niterói-RJ, é escolhido como cenário para Regina Casé falar dos jambeiros. Sob a sombra de um jambeiro centenário histórias e memórias se revelam. O “Um pé de quê?” apresenta amores adornados com as flores púrpuras e fascinantes do jambeiro.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Jambo

jambeiro, jambo-vermelho

Nome científico
Sysygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore de porte mediano, de até 20 m de altura, de copa piramidal, densamente ramificada já desde 1,5-2,0 de altura.

tronco reto, de casca clara.

folhas simples, ovais, de 10-30 cm de comprimento, de coloração verde-escura e brilhante, sustentada por hastes grossas e vermelhas de 2-10 cm de comprimento.

flores vistosas, vermelhas, de 4 pétalas de 7-11 mm de comprimento, totalizando cerca de 1 cm de diâmetro, dotadas de numerosos e longos estames, afixadas em grupo diretamente nos galhos.

fruto em forma de pêra, vermelho quando maduro, de aproximadamente 7 cm de comprimento, de casca fina e polpa branca, suculenta, crocante, comestível e levemente adocicada, dotado de 1 única semente.

semente grande, globosa, de 1,6-2 cm de diâmetro, de textura carnosa, castanho-clara no exterior e verde no interior.

floração ocorre entre os meses de agosto e fevereiro. Os frutos amadurecem no período janeiro-maio.

uso/árvore de vida longa, nativa da Índia e da Malásia, não suporta lugares frios, oferece boa sombra e é bastante ornamental quando florida. Árvore, bastante comum em pomares pelo país, é utilizada na arborização urbana na região Norte.

uso/madeira vermelha, pesada, dura, difícil de se trabalhar e fácil de empenar. Pode ser empregada na construção de postes e de moirões. Também pode ser esculpida em objetos e utensílios.

uso/outras utilidades o fruto é consumido cru, sendo recomendado para compor saladas. Na Ásia faz-se conservas picantes com o fruto, e em Porto Rico, vinho de jambo. O uso medicinal nos países de origem prevê mascar as folhas ou ingerir a infusão das folhas maceradas, ou das cascas, para combater infecções da boca, da garganta e do estômago, tosse, bronquite e prisão-de-ventre. Também a seiva tem propriedade secativa e os preparados das raízes trazem alivio a coceiras e a inchaço, bem como tratam disenteria. No Brasil, além de muitas dessas funções, os medicamentos à base de jambo ainda combatem a diabetes, o catarro, a dor de cabeça e à enxaqueca.

obtenção de sementes Colha os melhores frutos diretamente da árvore, quando estiverem maduros. Em seguida despolpe-os em água corrente. As sementes assim obtidas devem ser imediatamente semeadas, pois perdem viabilidade quando armazenadas. Se necessário, embrulhe as sementes com tecido, algodão ou papel toalha umedecidos e mantenha-as em ambiente escuro e fresco por 2-3 semanas até o plantio.

produção de mudas Coloque as sementes para germinar a 4 cm de profundidade na terra, em recipientes individuais, ou canteiros, contendo substrato organo-arenoso e mantenha-os em ambiente claro a ensolarado. A germinação também é possível à sombra, mas toma mais tempo. A emergência ocorre em 4-6 semanas e a taxa de germinação é alta para sementes frescas. As mudas em 8 meses, com 35 cm de altura ou maior, devem ser transplantadas para local definitivo.

referêcia bibliográfica “Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” [Org.] ORMINDO, Paulo. [Textos] GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues... et al.; [ilustrações botânicas] BARRETO, Malena e ORMINDO, Paulo. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2008. Il. (307 color) 22 cm, pg. 218 | COSTA, Raquel Silva; OLIVEIRA, Inez Vilar de Morais; MORO, Fabíola Vitti and MARTINS, Antônio Baldo Geraldo. Aspectos morfológicos e influência do tamanho da semente na germinação do jambo-vermelho. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2006, vol.28, n.1 [cited 2010-09-13], pp. 117-120 | “Jambo” in PLANTAMED | Morton, J. 1987. “Malay Apple”. p. 378–381. In: “Fruits of warm climates”. Julia F. Morton, Miami, FL | Whistler, W.A., and C.R. Elevitch. “Syzygium malaccense (Malay apple)”, ver. 2.1. In: Elevitch, C.R.(ed.). “Species Profiles for Pacific Island Agroforestry”. 2006: Permanent Agriculture Resources (PAR), Hōlualoa, Hawai‘i.

Jambo

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual