Visgueiro

Neste programa, viaja até o Recife e apresenta o visgueiro, o ‘rei das matas pernambucanas’, a árvore que encanta por sua imponência e beleza. Regina Casé mostra como os holandeses – e em especial Maurício de Nassau – se relacionavam com a natureza exuberante dos trópicos, onde o visgueiro reinava absoluto.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Visgueiro

fava-de-bolota, andirá, jueirana-vermelha, Angelim, arara-petiú, faveira, paricá-grande, pau-de-arara, sabiú, rabo-de-aranha, murariena, jupuúba

Nome científico
Parkia pendula (Willd.) Benth. Ex Walp.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30 m de altura, de copa plana, dotada de raízes que se desenvolvem junto do tronco, acima do solo.

tronco de 80-100 cm de diâmetro, revestido por uma casca áspera.

folhas compostas por 10-20 pares de folíolos de 4 mm de comprimento, por haste de sustentação, de 3,8-5 cm de comprimento.

flores pequenas e numerosas, acompanhadas por folhas modificadas, vermelhas e côncavas, e inseridas em um receptáculo arredondado, de 4 cm de diâmetro, situado na extremidade de uma longa haste, despida de qualquer tipo de folha, de 60-90 cm de comprimento.

fruto negro, do tipo vagem bivalva, seco, lenhoso, duro, de 7,5-20 cm de comprimento por até 2,5 cm de largura, sem pêlos, constituído por bordas cobertas por uma substância viscosa, sustentado por uma haste de até 2,5 cm de comprimento, e dotado de aproximadamente 16 sementes.

semente elípticas, marrom com pintas pretas, lisa, de 10 mm de comprimento, por 4,9 mm de largura e 3,1 mm de espessura

floração ocorre entre os meses de agosto e outubro. Os frutos amadurecem no período dezembro-março, mas permanecem por mais algum tempo pendurados na árvore.

uso/árvore muito ornamental, principalmente pelo aspecto curioso das flores, podendo ser usada com sucesso no paisagismo e na arborização urbana.

uso/madeira moderadamente pesada, mole, fácil de trabalhar, durável quando protegida de ambientes externos. Própria para carpintaria e marcenaria, para obras internas, para caixotaria etc.

uso/outras utilidades O sumo da casca é usado popularmente em sangramentos ocasionados por golpes e em lavagens de úlceras e feridas. As cascas possuem matéria corante muito boa e, por isso, são usadas na indústria de curtume.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão imediatamente depois. Secá-las ao sol, para facilitar a abertura manual e retirada das sementes. Arranhar a superfície das sementes para facilitar a germinação.

produção de mudas Colocar as sementes riscadas para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato argiloso-arenoso. Mantê-los em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 20-40 dias e a taxa de germinação é alta. Transplantar as mudas para local definitivo de plantio em 4-5 meses. O desenvolvimento tanto das mudas, quanto das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica Camara, Celene de Albuquerque; ARAÚJO NETO, João Correia de; FERREIRA, Vilma Márquez, ALVES, Edna Ursulino; MOURA, Flávia de Barros Prado. “CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA de frutos E sementes e efeito da temperatura na germinação de Parkia pendula(Willd.) Benth. ex Walp”. Ciência Florestal, Vol. 18, No. 3, 2008, pp. 281-290 | Lanjouw, J.; Pulle, August Adriaan; Stoffers, A. L. “Flora of Suriname”. Volume 2, 2ª Edição, BRILL, 1976, pp. 264 | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.182 | “Visgueiro, Parkia pendula”. 2004: Embrapa Amazónia Oriental, Espécies Arbóreas da Amazônia, nº 10 | von Martius, Carl Friedrich Philipp, Eichler, August Wilhelm e Urban, Ignatz [Ed.]. “Flora brasiliensis, enumeratio plantarum in Brasília hactemus detectarum”. Vol. XV, Part II, Fasc. 70 Coluna 265 – 266. Publicado em 01-Jul-1876.

Visgueiro

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual