Ouricuri

Regina Casé desbrava Alagoas e no Pontal do Coruripe conhece mulheres que sobrevivem do artesanato feito com a palha do ouricuri, as artesãs fazem bolsas, cestos, e os mais variados objetos a partir da palha desta palmeira que é tão generosa. As mulheres têm a sabedoria de preservar a árvore, arrancando as folhas sem prejudicá-la. O que torna este trabalho ainda mais nobre é o fato do ouricuri quase ter desaparecido e graças a um projeto de recuperação, poder continuar enfeitando as matas e sustentando as famílias. Hoje o “Um pé de quê?” vai mostrar esses bons exemplos, parcerias que deram certo entre homens e a Mata Atlântica.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Ouricuri

coqueiro-cabeçudo, licurizeiro, licuri, aricuri, alicuri, nicuri

Nome científico
Syagrus coronata (Mart.) Becc.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore solitária, de 3-10 m de altura.

tronco de até 25 cm de diâmetro, reto, marcado por cicatrizes em espiral, coberto em sua metade superior pelo o que sobrou das folhas que caíram. Desprovido de palmito visível.

folhas distribuídas em número de 15 a 30 por coroa, de 2,8 m de comprimento, e compostas por 80-130 pares de folíolos lineares e rígidos, de 35-55 cm de comprimento por 2-3 cm de largura cada, esbranquiçados na face inferior, dispostos em 5 fileiras verticais levemente torcidas. A haste de sustentação das folhas no tronco mede 50-70 cm de comprimento e é margeada por fibras achatadas e rígidas.

flores pequenas e amarelas, reunidas em cachos de 35-52 cm de comprimento, distribuídos por entre as folhas, ramificado em 34-78 hastes de 20-35 cm de comprimento cada, e protegido por uma grande folha de textura lenhosa de cerca de 1 m de comprimento. Flores femininas encerram-se como em um botão, protegendo o ovário da flor. Já as masculinas são dotadas de 3 pétalas rígidas e levemente curvadas, deixando aparente os estames. A proporção de flores femininas e masculinas em um mesmo cacho é de 1:18.

fruto elíptico, amarelo-esverdeado e coberto por leve penugem marrom, de 2,5-3 cm de comprimento, com polpa adocicada, fibrosa e carnuda, dotado de uma única semente.

semente elíptica, marrom, de 22 mm de comprimento por 14mm de diâmetro, dotada de amêndoa esbranquiçada em seu interior na fase madura do fruto, e do “leite de ouricuri” na fase imatura do fruto.

floração embora floresça e frutifique o ano todo, floresce com predominância nos meses de maio a agosto, e os frutos amadurecem entre outubro e dezembro.

uso/árvore tem potencial para cultivo no paisagismo.

uso/madeira usada localmente em construções rústicas.

uso/outras utilidades O palmito, o fruto e a amêndoa são comestíveis, a semente é usada no artesanato regional. Das suas folhas, são confeccionados sacolas, chapéus, vassouras, espanadores etc. Também se extrai cera das folhas para o fabrico de papel carbono, graxa para sapatos, móveis e pintura de automóveis, sendo considerada equivalente à cera da carnaubeira. Das amêndoas se extrai óleo para sabão e para proveito da culinária local. O resíduo obtido com a extração do óleo origina uma torta também comercializada, que serve como alimento para animais. Várias são as partes empregadas para fim medicinal: o ¨leite do ouricuri” é indicado para o combate de micoses, para a cicatrização de feridas e para tratamento de inflamação ocular, na forma de colírio natural; e o chá da raiz do ouricuri é indicado para o tratamento de dores na coluna vertebral.

obtenção de sementes Os frutos devem ser coletados diretamente da árvore quando iniciam queda espontânea. Não há necessidade de despolpá-los para a semeadura. Caso o objetivo seja o armazenamento das sementes, despolpe os frutos e os deixe secar.

produção de mudas Coloque o fruto, ou semente, em um canteiro contendo matéria orgânica e em ambiente bem- sombreado. A germinação é lenta, podendo demorar até um ano. Manter as mudas em ambientes sombreados por 18 meses antes do plantio em local definitivo. A exposição das mudas a pleno sol pode inibir o crescimento das plantas.

referêcia bibliográfica CARVALHO, Noeli Oliveira Santana et al . “Crescimento inicial de plantas de licuri (Syagrus coronata (Mart.) Becc.) em diferentes níveis de luminosidade”. Revista Árvore, Viçosa, v. 30, n. 3, jun. 2006 | ESALQ - USP | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. 287 | “Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas”. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, 211 p. | Ramalho, Cícera Izabel. “Licuri (Syagrus coronata)” | ROCHA, Kilma Manso Raimundo da. “Biologia Reprodutiva da Palmeira Licuri (Syagrus coronata) (Mart.) Becc. (Arecaceae) na Ecorregião do Raso da Catarina, Bahia”. Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais. 2009: Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Ciência Florestal.

Ouricuri

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual