Macaúba

Regina vai ao interior de Minas Gerais conhecer um verdadeiro professor Pardal do Cerrado brasileiro, Seu Synéas. Foi ele que há mais de quarenta anos teve a visão de utilizar o côco de Macaúba para a fabricação de sabão e óleo. A partir de uma máquina inventada pelo próprio Synéas, seus conhecimentos se dissiparam pelo cerrado e pelo brasil e hoje a Macaúba é uma importante fonte de renda para a região além de poder em breve servir para a fabricação do festejado biocombustível.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Macaúba

macauva, coco-de-catarro, bacaiuva, bacaiuveira, coco-de-espinho, coco-baboso, macacaúba, macaíba, macajuba, macaibeira, mucajá, mucaiá, mucajuba

Nome científico
Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore solitária, de 10-15 m de altura.

tronco cilíndrico, de 20-30 cm de diâmetro, levemente inchado, coberto por espinhos escuros e compridos e pela base das folhas que caíram.

folhas dispostas irregularmente e em número de 20-30 por coroa. Cada folha é dotada de uma haste central espinhenta, de 4-5 m de comprimento, e de aproximadamente 130 pares de folíolos.

flores pequenas e amarelas, reunidas em cachos de 70-80 cm de comprimento, distribuídos por entre as folhas. As flores femininas encontram-se na base do cacho, agrupadas de três em três. Já as flores masculinas dominam os 2/3 do cacho restantes.

fruto redondo, verde-amarelado, de 3,5-5 cm de diâmetro, de casca lenhosa, dotado de polpa amarelada, simultaneamente fibrosa e viscosa, e de única semente.

semente envolvida por casca dura, escura, com aproximadamente 3 mm de espessura e agarrada à polpa, dotada de amêndoa oleaginosa, comestível e revestida por um tecido fino.

floração ocorre ao longo de todo o ano, com maior intensidade nos meses de outubro-janeiro. Os frutos amadurecem principalmente em setembro-janeiro.

uso/árvore é uma palmeira ornamental e pode ser empregada no paisagismo em geral.

uso/madeira moderadamente pesada, dura e de longa durabilidade. Utilizada nas construções rurais, na confecção de ripas, calhas para água etc. Do miolo do tronco obtém-se uma fécula nutritiva.

uso/outras utilidades As folhas, além de forrageiras, fornecem fibras têxteis para a confecção de redes e linhas de pescar. O fruto é a parte mais importante da planta, cuja polpa é consumida in natura, ou usada para extração de gordura comestível. A amêndoa fornece óleo claro com qualidades semelhantes ao de oliveira.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Não há a necessidade de despolpá-los para semeadura. Caso se queira armazenar as sementes, retirar o tegumento e secar parcialmente o caroço com a polpa.

produção de mudas Colocar os frutos ou os caroços para germinação logo que colhidos em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso bastante rico em material orgânico, e mantidos em ambiente sombreado. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 3-5 meses e a taxa de germinação é moderada. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. 272 | Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, 34 p |LORENZI, G. M. A. C., e NEGRELLE, R. R. B. “Acrocomia aculeata (JACQ.) LODD. EX MART.: Aspectos Ecológicos, Usos e Potencialidades”. In: Visão Acadêmica, v. 7, n. 1. 2006: Universidade Federal do Paraná.

Macaúba

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual