Tamboril

Uma árvore centenária e deslumbrante, verdadeira obra de arte: O Tamboril. Essa árvore nos leva ao Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea do Brasil. Uma das maiores coleções de plantas tropicais do mundo! Nesse grande centro de beleza e criação, Regina conversa com o mentor desse incrível lugar: Bernardo Paz. Conversa e conhece também a obra de uma das maiores artistas plásticas do Brasil, Adriana Varejão.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Tamboril

timburi, timbaúva, orelha-de-macaco, olhera-de-negro, tambori, pau-de-sabão, timbaíba, timbaúba, timboúva, timbó, tambaré, timbaúva, ximbó, orelha-de-preto, tamburé, pacará, vinhático-flor-de-algodão

Nome científico
Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-35 m de altura, de copa ampla e frondosa, que perde as folhas no inverno.

tronco de 80-160 cm de diâmetro.

folhas de 8 cm de largura por 18 cm de comprimento, compostas por 2-7 pares de folíolos ovais a alongados, verde-claros na face superior e verde-acinzentados na face inferior.

flores brancas, 0,8 cm de diâmetro, incrustadas em número de 10-20 em receptáculo redondo, de 1-4 cm de comprimento.

fruto do tipo vagem, seco, recurvado, carnoso, semilenhoso, sem pelos, de cor preta, com a forma de uma orelha humana, de 9 cm de comprimento, dotado de 2-12 sementes.

semente marrom, de 1,5 cm de comprimento, elíptica, revestida por um tecido liso, duro e brilhante.

floração ocorre a partir de meados de setembro, prolongando-se até novembro. Os frutos amadurecem no período junho-julho, entretanto permanecem na árvore mais alguns meses.

uso/árvore frondosa, proporciona ótima sombra durante o verão.

uso/madeira Madeira leve, macia ao corte, pouco resistente, medianamente durável. Própria para o fabrico de barcos e de canoas de tronco inteiro, brinquedos, compensados, armações de móveis, miolo de portas e caixotaria em geral.

uso/outras utilidades a casca e os frutos contêm elevada porcentagem de saponina, substância de cor branca ou amarela, cristalizável, de propriedades detergente, antifúngica, antiviral, espermicida, expectorante, diurética e anti-inflamatória, que produz espuma em contato com a água, servindo para fabricação de sabão caseiro.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão logo depois. Secá-los ao sol para facilitar a abertura manual e retirada das sementes. Riscar a superfície das sementes para auxiliar a germinação.

produção de mudas Colocar as sementes riscadas para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Mantê-los em ambiente semi-sombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 25%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 4 cm, e para o local definitivo de plantio em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica “Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong - Dados da Espécie” in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF. Publicação Eletrônica | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.176.

Tamboril

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual